Biologando

PROJETO HERDEIROS DO PRÉ-SAL



Na semana passada, nos dias 28 e 29 de outubro de 2015, tive a honra de participar da etapa final do Projeto Herdeiros do Pré-Sal, uma parceria do Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Geociências da UFRJ (IGeo-UFRJ), Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) e BG Brasil Empresa de Petróleo e Gás. A iniciativa visa, sobretudo, despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio para as geociências, especialmente para o setor de petróleo e gás. Apresentando junto com os alunos o projeto "A Importância dos Microfósseis na Busca do Petróleo, fizemos bonito na FIME (Feira de Integração Museu-Escola). Saiba mais sobre o Projeto:

O objetivo do projeto Herdeiros do Pré-Sal é o desenvolvimento de professores e alunos do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro sobre temas relacionados à área das Geociências, em especial a exploração do petróleo. O projeto busca esclarecer como ocorrem as atividades petrolíferas em consonância com ações de preservação ambiental, alinhando o conhecimento sobre as Ciências da Terra, o qual é fundamental para um uso consciente e sustentável do planeta em que vivemos. O projeto visa também promover o acesso de professores e alunos da rede pública de ensino à universidades, centros de pesquisa e museus de ciências, com o objetivo de disseminação do conhecimento científico e melhoria da qualidade da educação científica por meio de atividades interativas e complementares, despertando o interesse para a área de Tecnologia e Inovação.
Essa iniciativa foi desenvolvida numa parceria entre a BG Brasil, o Museu de Geodiversidade do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Igeo/UFRJ) e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), visando também dar oportunidades aos alunos a conhecerem potenciais carreiras profissionais nas áreas das geociências.
O projeto é composto de 3 fases interdependentes:
  1. Curso Docente Herdeiros do Pré-Sal: Formação continuada de 30 horas para professores do ensino médio da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro. A capacitação tem como foco a área das geociências e áreas relacionadas incluindo a cadeia de óleo e gás. O certificado de participação no curso de extensão será fornecido pela UFRJ.
  2. Visita guiada dos alunos ao Museu. Cada professor capacitado tem o compromisso de levar um grupo de 4 alunos para visitar o museu. A visita ao Museu da Geodiversidade tem como objetivo fornecer aos alunos a ampliação dos conhecimentos relacionados à cultura e à ciência. Busca ainda, aprofundar os temas das Ciências da Terra, que estarão relacionados ao Curso Docente e à realização de atividade/projeto a ser apresentada na Feira Integrada Museu e Escola.
  3. Feira de Integração Museu – Escola: Objetivos da Feira:
    1. Despertar vocações e revelar capacidades, criatividades e habilidades científicas;
    2. Incentivar a atitude e a educação científicas baseadas no pensar, julgar e agir cientificamente;
    3. Estimular estratégias para a realização dos trabalhos, colaborando para a descoberta da verdadeira função social da escola e da educação;
    4. Promover o aprendizado através da experiência como forma de estimular o interesse pela busca de conhecimento;
    5. Propiciar aos participantes o desenvolvimento e a aquisição da autonomia intelectual do estudante;
    6. Possibilitar a socialização e divulgação dos trabalhos valendo-se de recursos variados;
    7. Estimular docentes a ampliarem seus recursos didáticos no desenvolvimento científico de seus alunos;
    8. Ressaltar a importância das geociências e de recursos naturais, como o petróleo, para o desenvolvimento econômico e social;
    9. Oferecer ao professor e aos alunos uma visão geral sobre a indústria e a cadeia do petróleo, que está em expansão no Brasil e, especialmente, no estado e na cidade do Rio de Janeiro.



NOVO LIVRO DIGITAL
  



Lançamento do meu segundo livro digital A CULPA É DA EVOLUÇÃO pela Livraria Saraiva. O livro é uma abordagem do comportamento sexual do ser humano do ponto de vista da biologia evolutiva. 
Não podemos menosprezar a influência da seleção natural (e sexual) na determinação do comportamento de homens e mulheres atuais em relação ao amor e sexo. 
Poucas são as espécies de mamíferos que possuem o comportamento monogâmico (entre 3% e 5%) e os seres humanos estão nesse grupo. Aliás, geneticamente, a espécie humana não está direcionada para ser monógama. Além de outros aspectos que são abordados, você irá compreender que as explicações para esse comportamento não se limita apenas a um determinismo biológico.

Para saber mais sobre livros digitais, acesse http://profjabiorritmo.blogspot.com.br/…/na-era-do-livro-di…
Para comprar o livro pelo preço promocional de R$ 4,99, acesse a página de vendas da Livraria Saraiva em http://saraiva.com.br/a-culpa-e-da-evolucao-9102900.html



PARA OS FUTUROS BIÓLOGOS




Se você já percebeu que é daquele tipo de pessoa apaixonada por biologia, não pode deixar de conhecer a página "Futuros Biólogos"no Facebook. Lá você vai ficar por dentro de tudo que se relaciona com o universo da profissão de biólogo. Vai ficar sabendo das áreas de atuação desse profissional, saber como está o mercado de trabalho, acompanhar as discussões de temas relevantes para a categoria, vivenciar a rotina de alunos e pesquisadores, além de se engajar em campanhas, trabalho voluntários, etc. Esta página foi criada por mim com o objetivo de incrementar a profissão de biólogo a partir de uma ampla divulgação da carreira entre o público jovem. Atualmente, a página já possui cerca de 2.000 curtidas. Acesse e veja que, iguais a você, existem milhares de pessoas que são loucas por biologia! 

RESULTADO DO CONCURSO




Isadora Barbatto, estudante de Ciências Biológicas da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) foi a ganhadora do Concurso Cultural "O Anel Que Todo Biólogo Merece", promovido pelo blogue Biorritmo, em parceria com a Oficina da PrataO Concurso, promovido entre os meses de outubro e novembro de 2014, foi a forma que eu encontrei para comemorar a chegada iminente da milésima postagem do blogue e para agradecer ao público que faz do Biorritmo um veículo de sucesso na divulgação científica.
A estudante capixaba mandou bem na frase e vai receber em sua residência, em Vitória, um lindo anel DNA referência A269no seu tamanho, para exibir por aí. A frase vencedora foi a seguinte: "Eu mereço ganhar este anel porque a Biologia é, acima de tudo, reconhecer que a vida é o maior bem conquistado pela natureza, é acreditar que a complexidade é muito bem-vinda pelo simples fato de ser... a vida. É a vida como um estilo, vida em prol da vida, vida que salva, que seleciona, é o conjunto mais harmônico da natureza!"
Parabéns a todos que participaram com as suas frases criativas. Aguardem pelas próximas promoções. Tem muita novidade vindo por aí! 
Obrigado por prestigiar o blogue Biorritmo!



CONCURSO ENCERRADO!
O ANEL QUE TODO BIÓLOGO MERECE



O blogue Biorritmo já está se aproximando de sua milésima postagem. E para comemorar esse marco especial, gostaria de presentear o seu público, razão de todo o seu sucesso. Assim, em parceria com a Oficina da Prata, o blogue está lançando o Concurso "O anel que todo biólogo merece". E para participar é muito fácil: crie uma frase dizendo por que você merece ganhar o anel DNA e envie até o dia 20 de novembro de 2014 para o e-mail joseantoniodias@live.com. O autor da frase que apresentar a razão mais criativa para merecer o anel, receberá sem custo em seu endereço residencial um anel DNA referência A269 da Oficina da Prata com o aro no seu tamanho para badalar por aí. O nome do vencedor sairá no dia 05 de dezembro de 2014 e será divulgado nas redes sociais do blogue. Veja os regulamentos do Concurso:


. Cada participante somente poderá participar uma única vez e com um único endereço de e-mail



. Enviar junto com a frase o nome completo do participante, a cidade e o estado brasileiro em que reside (o Concurso é restrito ao território brasileiro. Não será aceita a participação de pessoas brasileiras e estrangeiras que residam no exterior).



. As frases enviadas pelos participantes serão analisadas e avaliadas pelo autor do blogue Biorritmo e somente será revelada a frase vencedora no dia 05 de dezembro de 2014. As demais frases, bem como o nome de seus autores, não serão revelados.

. O Concurso não é limitado aos aos seguidores do blogue Biorritmo e nem aos de nenhuma de suas páginas nas redes sociais.


. O participante não precisa ser profissional biólogo ou estudante de cursos de ciências biológicas ou correlatos para participar do concurso.

. O endereço completo do participante somente será solicitado em caso de vitória. Os donos das frases não selecionadas não precisarão informar nenhum dos seus dados pessoais nem informações cadastrais como endereço. CEP, número de CPF, carteira de identidade, etc.

. A participação no concurso não vincula o participante ao blogue Biorritmo nem às suas páginas nas redes sociais. Muito menos configura qualquer forma de parceria entre o participante e o blogue.

. O blogue Biorritmo compromete-se a não repassar o e-mail do participante a nenhuma loja, empresa de anúncios, empresa parceira ou site de venda da internet.

O participante não fica obrigado a adquirir qualquer produto anunciado no blogue Biorritmo ou em suas redes sociais, nem de seus parceiros.

. Cabe ao blogue Biorritmo entrar em contato com o vencedor do Concurso. Não serão divulgados resultados parciais do Concurso antes do resultado final em 05 de dezembro de 2014
. A entrega do prêmio ao vencedor é de inteira responsabilidade do blog Biorritmo.

. O e-mail disponibilizado acima ficará sendo o canal de comunicação entre o participante e o blog Biorritmo

. O ganhador terá de esperar 10 dias para a confecção do anel no aro desejado e o envio será por PAC. o ganhador também deverá estar preparado para qualquer eventualidade envolvendo o serviço de Correios como greves, atrasos, extravios, etc.

. Frases enviadas após a data limite de 20 de novembro de 2014 não serão consideradas



. a participação do candidato sugere que ele esteja de acordo com todas as regras do concurso



. Os casos omissos serão resolvidos pelo autor do blog Biorritmo





MEU PRIMEIRO LIVRO DIGITAL


No mês de junho de 2013 publiquei o meu primeiro livro digital. "A Genética e a Ancestralidade do Brasileiro" é um livro que aborda, numa linguagem compreensível, os elementos que contribuíram para a formação do atual perfil genômico do povo brasileiro. Explica, de modo acessível, como as novas ferramentas da genética molecular são importantes na elucidação das questões que envolvem o conceito de raça e miscigenação do nosso povo. Analisa as bases científicas, históricas, filosóficas, sociais e culturais do pensamento racial e fomenta o debate em busca de uma sociedade desracializada, sem espaço para o preconceito de raça e de cor. Você certamente mudará a sua forma de ver a população brasileira após ler este livro.


Para comprar, acesse a página de vendas da Livraria Saraiva e adquira o seu exemplar pelo preço promocional de R$ 2,99 http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4914344



MINHAS PUBLICAÇÕES NO EVOLUCIONISMO.ORG




Quem não conhece o site evolucionismo.org deveria conhecer. Criado por Eli Vieira e Rodrigo Véras, a página é um espaço para agregar ciência e filosofia sobre evolução biológica. Se você gosta de discutir evolução ou se tem interesse em conhecer mais sobre o assunto, visite a página. Lá você vai encontrar além de muitas postagem sobre o assunto evolução, vai ver também as minhas postagens que fiz especialmente para a página (algumas até publiquei aqui no Biorritmo). A página aceita inscrições de novos membros e só assim você poderá curtir , comentar, postar fotos, conteúdos e mensagens de blog. Venha fazer parte da comunidade Evolucionismo.org. Para visualizar minhas postagens no site, acesse o link



ABELHAS DE ESTIMAÇÃO
Quer ajudar o processo de polinização em regiões urbanas? Construa uma colmeia em casa. Espécies como a Jataí se adaptam a pequenos jardins, exigem poucos cuidados e não têm ferrão. Aprenda a criar a sua:
Você vai precisar de:
» Uma colônia de abelhas Jataí, vendida por apicultores (até pela internet!) por R$ 250
» Mel
» Seringa
» Árvores e flores próximas à colônia
 (Foto: Evandro Bertol/Editora Globo)


PASSO 1: LOCALIZAÇÃO ­ A colônia deve ser instalada num lugar alto para evitar a invasão de formigas e outros insetos. Lembre-se de que a colmeia precisa ficar ao ar livre ou ter acesso a uma janela.

PASSO 2: MÃOZINHA - Coloque mel ou água com açúcar na melgueira para alimentá-las durante a fase de adaptação ao novo local. Fixe palitos de dente na estrutura para que a abelha colete o mel sem cair no líquido.

PASSO 3: FEITO EM CASA - O mel poderá ser coletado na primavera. Use uma seringa para retirar o líquido através das melgueiras e lembre-se de deixar um pouco para suas amigas aladas. Elas também precisam do néctar.


PASSO 4: NOVA COLMEIA - As Jataí se reproduzem rapidamente. Em três meses, sua caixa não será suficiente para abrigá-las e parte da colmeia formará outra comunidade. Decida se quer transferi-las para outra caixa ou deixar que busquem um novo lar.

Fritz e Hermann Müller - Alemanha e Brasil na Consolidação do Darwinismo


Fritz (1822-1897) e Hermann (1829-1883) Müller foram grandes observadores da natureza, que mantiveram intensa correspondência e troca de material com Charles Darwin, inserindo com suas pesquisas Brasil e Alemanha no contexto da consolidação e popularização da Teoria Darwinista da Evolução das Espécies.
Paralelamente à exposição itinerante Fritz Müller Príncipe dos Observadores, estarão expostas reproduções, material de coleta, obras artísticas e serão apresentados filmes relativos aos dois naturalistas.
Após a abertura solene será realizado um colóquio reunindo especialistas brasileiros e alemães. Antecedendo a exposição será realizado nos dias 19 e 20 de março um Workshop sobre tema Museu Virtual.
O evento faz parte da programação Temporada Alemanha-Brasil 2013-2014
Horário: 21 março 2014 às 21:00 a 21 abril 2014 às 17:00
Local: Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (foto)
Rua: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, 20940-040, Brasil
Cidade: Rio de Janeiro


PROTEJA O MASCOTE DA COPA!

O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) é um animal exclusivamente brasileiro que vive na Caatinga e em áreas do Cerrado. O desmatamento e a caça fizeram esse animal entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção.Para proteger o tatu-bola, a Associação Caatinga, em parceria com a TNC (The Nature Conservancy) e o grupo de especialistas ASASG/IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), desenvolve o Projeto de Conservação do Tatu-bola.
Junte-se a nós! Participe da campanha Eu Protejo o Tatu-bola e ajude a manter o projeto de conservação da espécie. Seu gesto pode fazer toda a diferença para o tatu-bola e a Caatinga. Todo o recurso da campanha será revertido às ações de proteção do tatu-bola e da sua casa: a Caatinga.
Veja como você pode se envolver e marcar um gol pela biodiversidade clicando no link acima.

APLICATIVOS DE BIOLOGIA PARA CELULAR

Alô. galera! Se liga nessa dica do site "Eu Quero Biologia"! Muito legal, mesmo!


A cada dia, com a tecnologia alcançando todos, nós nos deparamos com muitos instrumentos educativos que podem ser utilizados para fins de estudo e até mesmo para licenciar com alunos apaixonados pela biologia.
E é nesse ritmo de que venho falar sobre os aplicativos da “googleapps”, que com a colaboração de muitos desenvolvedores de mídias criam inúmeros aplicativos para celulares e tablets, gratuitos e pagos. Criando assim uma ponte que liga o conhecimento visual e intelectual com o desejo de saber dos estudantes do ensino médio, acadêmicos e até professores a fim de interligar esse método interessante de ensinar.


Abaixo alguns aplicativos que valem a pena ter no seu celular ou tablet:

Anatomia DEMO – Ebooks

Aplicativo de Anatomia Humana, focado no conteúdo do ensino médio e fundamental II, apresenta as principais características do corpo humano através de material didático detalhado, mapeamento completo de todos os sistemas e modelos tridimensionais dos órgãos envolvidos.


Disponíveis nesta versão Demo (grátis):
- Sistema Digestório
- Sistema Circulatório


Obs. Na versão paga, são encontrados todos os outros sistemas.

Dicionário de biologia Free

Versão gratuita do Minidicionário Biologia. Da Coleção Minidicionários da Editora W, procura reunir em um só exemplar alguns dos conceitos mais importantes no estudo da biologia. Com esse aplicativo o estudo de biologia se torna rápido e dinâmico. Através da ferramenta pesquisa o usuário poderá ter um rápido acesso aos verbetes podendo também adicioná-los aos favoritos fazendo com que assim ele crie uma lista personalizada das palavras mais importantes.


Adivinha Palavras: Biologia

Divirta-se com a Biologia, seus nomes, definições e imagens! Adivinha Palavras : Biologia - BioTest é um jogo desenvolvido no Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE) do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). São mais de 1200 perguntas agrupadas por categorias como Biologia Celular, Fisiologia, Botânica e Bioquímica, você poderá aprender mais sobre biologia, testar seu conhecimento, e comparar seu desempenho com outros jogadores.


Esses e outros aplicativos você encontra pelo Google Play de seu celular ou tablet nas versões android.
Fonte: Google Play


Por Luiz Valverde


PRÊMIO PARA AGÊNCIA DE CONTROLE BIOLÓGICO

A empresa Bug Agentes Biológicos, com sede em Piracicaba, interior de São Paulo, foi uma das 36 startups consideradas “pioneiras em tecnologia” pelo Fórum Econômico Mundial.
Fundada por estudantes de pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a empresa produz e vende agentes de controle biológico, como vespas que parasitam ovos de pragas das culturas de cana-de-açúcar e soja.
Em 2012, a empresa foi considerada uma das mais inovadoras do mundo pela revista americana Fast Company.
“É um orgulho muito grande ser o único representante brasileiro entre as empresas mais inovadoras do mundo”, disse Diogo Carvalho, CEO da Bug. “Somos pioneiros no uso de insetos para controle de pragas em plantações de soja e cana-de-açúcar. Para nós, é muito importante o reconhecimento de uma organização internacional como o Fórum Econômico Mundial.”
O programa “Technology Pioneers” do Fórum Econômico Mundial elege, desde o ano 2000, as startups mais inovadoras de todo o mundo, envolvidas com design, desenvolvimento e implantação de novas tecnologias. A nomeação oficial das empresas escolhidas este ano pelo programa ocorrerá durante a Reunião Anual de Novos Campeões, na China, em 12 de setembro.
Fonte: Agência FAPESP


FESTIVAL DO MINUTO LANÇA CONCURSO COM O TEMA "CIÊNCIA"(Inscrições prorrogadas até 20 de novembro). Participe!
Os melhores vídeos concorrem a R$ 10 mil em prêmios .As inscrições vão de abril a 20 de novembro 

São aceitos vídeos de qualquer formato e que tenham até 60 segundos de duração


“Ciência”. Nos deparamos com ela nas mínimas coisas do dia a dia – da lâmpada elétrica ao telefone celular, do banho quente aos tratamentos de saúde, da conservação ambiental ao uso da internet. Por isso, o termo pode trazer inúmeras ideias! É nisso que aposta o concurso do Festival do Minuto, que conta com o apoio da FAPESP e está em sua segunda edição.
Para participar, nada melhor do que deixar a imaginação fluir sobre qualquer ciência, seja ela exata, humana ou sobre a vida. Ciência da computação, engenharia, física, matemática, química, zootecnia, botânica, biologia, antropologia... E, como sempre, valem vídeos de até 60 segundos em qualquer formato: filmes de animação, vídeos feitos com câmeras digitais, celular, ipad etc. O que importa, mais uma vez, é a criatividade. O concurso segue aberto até o dia 30 de agosto. Ao todo serão entregues R$ 10 mil em prêmios.
Os interessados - de todas as idades e de qualquer parte do mundo – podem inscrever seus vídeos. Regulamento e informações, além do envio do vídeo, estão disponíveis no site www.festivaldominuto.com.br.
Lembrando que quem tem até 14 anos deve se inscrever pelo Minuteen - www.minuteen.com.br, espaço dedicado a crianças e adolescentes que estão começando a familiarização com equipamentos digitais.
E há ainda o www.escoladominuto.com.br que dá dicas de como realizar um vídeo de 1 minuto. Trata-se de um portal que, após o preenchimento de um cadastro simples e rápido, exibe depoimentos de realizadores e dicas do curador e diretor de cinema Marcelo Masagão. Ele fornece dicas para a pesquisa de temas, de softwares de imagem e som, de iluminação, entre outros tópicos importantes para a produção e orientação dos vídeos.

Sobre a FAPESP, apoiadora do concurso
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das mais importantes agências brasileiras de apoio à pesquisa científica. Criada em 1962, a FAPESP, ao longo dos seus 50 anos, concedeu cerca de 105 mil bolsas de pesquisa – da graduação ao pós-doutorado – e apoio a mais de 92 mil auxílios para pesquisadores do Estado de São Paulo. O apoio é dado a pesquisas em todas as áreas das ciências, bem como tecnologia, engenharia, artes e humanidades. A FAPESP também apoia pesquisas em áreas consideradas estratégicas para o País, por meio de programas em grandes temas, como biodiversidade, mudanças climáticas e bioenergia.

Para saber mais, acesse www.fapesp.br.

Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e propõe a produção de vídeos com até um minuto de duração. É, hoje, o maior festival de vídeos da América Latina e também o mais democrático, já que aceita contribuições de amadores e profissionais, indistintamente. A partir do evento brasileiro, o Festival do Minuto se espalhou para mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. O acervo do Minuto inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira e Cidade de Deus,), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios) e Tata Amaral (Antônia e Hoje).

Para saber mais, acesse www.festivaldominuto.com.br.

Atenciosamente
Viviane Carvalho
Festival do Minuto
@festivalminuto | twitter.com/festivalminuto


* * *

Por Que os Camelos Não Morrem de Sede ?


Você sabia que o camelo não armazena água na corcova? E que este animal não bebe mais água do que o necessário para se reidratar? Pois, é...eu também não sabia, até acessar o blog "Eu Quero Biologia" do nosso querido e conhecido amigo aqui do Biologando, Guellyt Marcel, estudante de biologia lá de Campo Grande-MS. Dotado de várias características morfológicas e fisiológicas peculiares, o camelo se tornou um animal extremamente adaptado às condições severas do ambiente desértico. Vamos saber mais???





Sabemos que os ambientes desérticos são extremamente severos para os animais, justamente por isso pouca fauna e flora conseguiram sobreviver às condições destes ambientes. Em relação à fauna, existem poucas espécies de mamíferos de médio/grande porte no qual se destaca o camelo!
Os camelos são animais grandes, podendo pesar quase 700 kg e estão extremamente adaptados para viver no deserto. Como quase não há áreas com água e raramente ocorrem chuvas neste local, o camelo apresenta uma grande vantagem: ele suporta altos níveis de desidratação, podendo suportar uma desidratação relativa à 20% de seu peso corporal.

Um camelo desidratado nesta condição pode beber até 70 litros de água em questão de minutos, hidratando-se novamente, isso seria como se um humano de 70 kg bebesse 17 litros de água!
Mas o camelo não faz reservas de água antecipadamente, ou seja, ele não bebe mais do que o necessário para se reidratar.

Curiosidade

Muitos dizem que as corcovas do camelo são reservas de água, o que não é verdade! Na realidade as corcovas armazenam gordura, que quando degradada pode originar moléculas de água sim, porém, esta gordura não é utilizada para a obtenção de água e sim como energia para as células, sendo uma reserva de energia metabólica e não de água.
Os camelos são totalmente adaptados, suas características morfológicas e fisiológicas permitem que eles vivam nos desertos. Podemos por exemplo citar os pêlos longos e densos que possuem. Estes pêlos atuam como uma barreira na perda de calor e consequentemente de água por sudorese. Um estudo demonstrou que camelos com os pelos cortados com uma altura menor que 1cm suaram cerca de 3 litros por cada 100Kg de peso corporal, enquanto camelos com pelos normais (de 3 até 14 cm) suaram cerca de 2 litros por 100 kg de peso. Vimos então a importância dos pêlos para a retenção de água.
Além disso, os pêlos em contato com o ar formam uma grande barreira que diminuem a quantidade de calor que entra e sai do corpo, assim, com a temperatura corporal entorno dos 40°C próxima da temperatura ambiente, menor é a quantidade de água perdida por evaporação.
Suas pernas alongadas também permitem que o restante do corpo e os órgãos fiquem distantes do solo, evitando um superaquecimento. Suas narinas grandes auxiliam na perda de calor por evaporação no momento da expiração, quando o animal começa a ter sua temperatura corporal mais elevada que o normal.
Justamente por esta capacidade de suportar grande perda de água é que os camelos podem viajar grandes distâncias sem sequer beber 1 gota dágua! Lembrando então que ele, quando bebe água, não bebe mais do que o que precisa (como se fosse passar sede), ele bebe somente para compensar o que perdeu e pronto.
É isso, dentre outras características morfológicas e fisiológicas, que torna os camelos extremamente adaptados às condições severas do deserto!

Acesse Eu Quero Biologia e confira outras postagens interessantes do autor

Heterocromia: Olhos de Cores Diferentes

Photos: Keith Kissel, Dave Perreault and adjustxreality.

Guellity Marcel, estudante de 19 anos do curso de Bachelado em Biologia da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em Campo Grande - MS, já foi apresentado aqui como um cara apaixonado por biologia. Ele é o autor do blog Eu Quero Biologia e da  bela postagem que escolhi para compartilhar com vocês aqui no Biologando. Vocês já repararam que existem animais e pessoas que possuem olhos de cores diferentes? Pois é, o nome desta condição genética é heterocromia. Vamos conhecer mais sobre a heterocromia?

"Heterocromia é uma condição genética em que há cores diferentes nos olhos de um indivíduo, podendo ser causada por quimerismo, mosaicismo, herdada de pais para filhos ou causada por ferimentos ou doenças, como a neoplasia. Há três tipos de heterocromia: completa (na qual um olho tem cor diferente do outro), sectorial/parcial (em que há duas cores diferentes em um olho só) ou central (um "anel" de cor diferente da íris e que circula a pupila).
Castanho, preto, azul, verde ou mel. Que os olhos podem ter vários tons, todo mundo sabe. Mas em alguns casos, é possível que a mesma pessoa tenha olhos com cores diferentes, uma característica ocular chamada de heterocromia. “O indivíduo pode apresentar duas cores diferentes em cada olho, a heterocromia completa, ou duas cores no mesmo olho, sendo que essa pode ser setorial ou central”, explica a oftalmologista Priscila Kuss, do Hospital de Olhos de São Paulo.
Segundo Priscila, essa é uma característica hereditária, ou seja, passada dos pais para os filhos, sendo muito comum em animais, como cachorros, gatos e cavalos, porém nos humanos os casos já são bem mais raros, geralmente aparecendo no nascimento ou dia após o parto e não causam nenhum dano à visão ou complicações.
Apesar da heterocromia ser benéfica na maioria das vezes, ela pode vir associada a alguma doença, como a Síndrome de Waardenburg, em que ocorre a perda de audição e mudanças na coloração do cabelos, olhos e pele, sendo extremamente necessário que procure o médico o mais rápido possível assim que notar qualquer aspecto incomum, disse Priscila, que complementa "algumas condições ou síndromes associadas a heterocromia são detectadas apenas durante uma avaliação oftalmológica”.
Diversos outros fatores como lesões nos olhos, batidas ou doenças que causem a perda de melanina e de pigmentação da iris podem indicar possíveis problemas em um adulto, além de algumas outras doenças como o glaucoma, o uso de medicações etc que podem provocar as cores diferentes nos olhos.
Apesar de incomum, alguns famosos como David Bowie, Mila Kunis e Kate Bosworth apresentam essa característica ocular. Confira dez casos na aba de fotos do site Terra. "



Uma Passarinhóloga no Museu

Natália Allenspach, bióloga, mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (SP), é uma apaixonada por aves, tanto que se autodenomina "A Passarinhóloga". Em sua última viagem à Inglaterra, visitou o famoso Museu de História Natural de Londres e resolveu contar pra gente o que viu por lá. Veja o que ela diz:
"Este foi, definitivamente, o melhor museu de história natural que já visitei. Acho que fui até lá três ou quatro vezes, numa mesma semana, e ainda assim não sei dizer se explorei todos os setores com a devida atenção. Como é grande este museu! E bonito. Só pela arquitetura o passeio já teria valido a pena. Passei um tempão reparando nos detalhes, como as dezenas de pequenas estátuas de animais que adornam as janelas (dá para encontrar até pterodátilos!). Mas o museu é ainda mais grandioso por dentro. Logo ao entrar você se depara com um enorme hall, que direciona os visitantes para as exposições. No patamar da escada, lá no fundo, Darwin está observando tudo, imortalizado em uma estátua branca.
Exemplar da extinta Pomba-migratória (Ectopistes migratorius)

Claro que fui direto para a ala de zoologia, à procura das aves. A coleção de exemplares taxidermizados é extensa, com representantes de todo o mundo. Dá um verdadeiro arrepio ver a vitrine com espécies extintas ou ameaçadas. Lá você encontra a Pomba-migratória (Ectopiste migratorius), uma espécie que era muito abundante na América do Norte e foi extinta no início do século XX por causa da caça. Também está lá o Carolina Parakeet (Conuropsis carolinensis), o curioso Huia (Heteralocha acutirostris) e uma reprodução do Dodo (Raphus cucullatus). Entre as espécies ameaçadas, o Temminck's Tragopan (Tragopan temminckii) da Ásia, e o Zazapo (Strigops habroptila), da Nova Zelândia.
As vitrines sobre anatomia comparada eram muito didáticas, mostrando em detalhes a constituição do esqueleto e os diferentes tipos de penas. Mas incrível mesmo foi a exposição temporária "Animal Inside Out", criada por Gunther Von Hagens e sua equipe. Por meio de uma técnica de plastificação, corpos de animais foram preparados para mostrar detalhes impressionantes de sua anatomia interna. Imagine observar todos os músculos de um elefante, ou os vasos sanguíneos que irrigam um tubarão. Dois avestruzes representavam a classe das aves. Infelizmente, fotos não eram permitidas, mas é fácil encontrá-las no Google. E acredite, a exposição é bem menos macabra do que você pode ter imaginado...




Outra exposição temporária que valeu a pena foi sobre a expedição de Scott para a Antártica. O inglês queria ser o primeiro homem a alcançar o pólo sul, mas ao chegar lá descobriu que o norueguês Roald Amundsen havia realizado o feito pouco antes. Pior: Scott e seus companheiros não sobreviveram à viagem de volta. O que poucas pessoas sabem é da importância desta expedição para a ciência. Entre os materiais coletados, estão três ovos de pinguim-imperador. Na época acreditava-se que eles permitiriam provar a relação entre aves e répteis. Não foi bem assim, mas os ovos são considerados uma verdadeira relíquia hoje. A história completa você pode ler nesta matéria do The Guardian (clique aqui). Outros setores abordam botânica, paleontologia, evolução... Muito bacana é o "cocoon", uma construção futurística utilizada para explicar como cientistas da natureza realizam experimentos e fazem descobertas. Alguns pequenos laboratórios do museu ficam ali, e os visitantes podem observar o trabalho dos funcionários através de um vidro. Dá até para fazer perguntas para eles! Além dos objetos expostos, há um rico material disponível em telas interativas, tudo muito didático.
A entrada no Natural History Museum é gratuita, apenas as exposições temporárias são cobradas. Para saber mais, visite o site do museu: http://www.nhm.ac.uk/index.html
Natália possui um blog chamado "A Passarinhóloga". Visite e saiba mais sobre ela e sua paixão por aves.





Trabalhos de Meus Alunos da E.T.E. Visconde de Mauá


A parada foi difícil, mas consegui escolher os 5 melhores trabalhos de meus alunos da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá para publicar aqui. A galera não estava de brincadeira e mandaram bem nas postagens! 
Quero agradecer a todos os alunos que se esforçaram em seus respectivos grupos para conseguir uma boa nota na tarefa da 3ª etapa e também pela oportunidade de verem o seu trabalho nesta página. Agradeço aos alunos que me deram de bom grado a  permissão para a publicação de seus textos. 
Felicidades a todos e não percam o ritmo da vida...Fiquem à vontade para biologar comigo aqui no Biorritmo. Eis os trabalhos vencedores:

O Porquê da Nossa Ansiedade

Segundo o site de química (www.qmc.ufsc.br) temos que : o sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, é responsável pela maioria das funções do controle do organismo. O SNC pode ser comparado a um supercomputador, capaz de processar um número enorme de bits de informação, provenientes de diferentes órgãos sensoriais e, então, determinar a resposta a ser executada pelo organismo. Mas o que isso significa? Pra que serve a neuroquímica? Bem, pra começar levamos em conta que nosso foco na neuroquímica é para sabermos o porquê de sermos ansiosos, nervosos em algumas vezes com algumas atividades, logo vou pegando carona no Enem 2013 para explicar-lhes o porquê dessas sensações ao redor de uma coisa ao importante como os concursos públicos que participamos.
A coisa mais preocupante de todas as sensações é a ansiedade, pois é o que deixa todas as outras sensações ruins afloradas, pois quando estamos ansiosos acontece uma excitação do sistema nervoso central, que acelera o funcionamento do corpo e da mente. Quando estamos ansiosos, liberamos o neurotransmissor noradrenalina, que provoca toda essa excitação. É um processo que pode ser tanto hereditário como adquirido através das experiências que temos nos ambientes mais hostis. A ansiedade está intimamente vinculada à forma como interpretamos as situações da vida, como uma prova muito importante.
Ansiedade é um problema normal em certas situações, porém, precisa-se tomar cuidado com o excesso de suas visitas a nossa rotina pois pode causar o surgimento de enfermidades psicossomáticas, ou seja, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade. Ela também é responsável pelo surgimento de doenças psiconeurológicas e psicooncológicas. A mente cria válvulas artificiais para dar vazão a essa energia negativa. A partir daí, a pessoa começa a usar o próprio organismo como válvula de descarga.
Mas não precisamos de muito para desde cedo cuidar deste mal, pois pelo site http://lbb.com.br a ansiedade é o mal do século XXI,então precisamos ficar ligados.Aí vão dicas para você que se sente ansioso:

* Caminhe ao menos 30 minutos por dia ou, no mínimo, três vezes por semana. O exercício físico melhora o seu condicionamento e libera substâncias que dão prazer, satisfação e bem-estar.

* Evite pensamentos negativos e sorria. Ver o lado bom de todos os aspectos da sua vida ajuda a enxergar o seu cotidiano com mais prazer e otimismo.

* Evite ficar pensando em trabalho depois do expediente. Você já passa horas no escritório.

* Prepare-se para os desafios. Atitudes como estudar com antecedência para as provas, informar-se sobre a empresa antes de uma entrevista de emprego e se preparar para uma reunião de negócios são fundamentais para ter confiança e menos ansiedade.

Por Ghessica Santos (aluna da turma 2414)



Drogas Lícitas

É chamada de “droga” qualquer substância e/ou ingredientes usados em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc. Portanto o nome é normalmente empregado a qualquer substância tóxica que leve a dependência.
Até mesmo cafeína é considerada uma droga, porém é classificada como droga lícita, falando em droga lícita, é com ela que devemos estar mais atentos, já que são produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum e são encontradas facilmente em todos os bailes espalhados pelas cidades.
As drogas lícitas criam no organismo necessidades falsas, que alteram todo o funcionamento físico e psíquico. Podemos citar: ataque cardíaco, doenças respiratórias, enfisema, câncer impotência sexual, alterações na memória, perda de autocontrole, gota, rompimento das veias, danos no fígado, rins e estômago, cirrose hepática, úlceras, gastrites, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, ansiedade, agitação e outros.
São drogas lícitas: cigarros, álcool, anorexígenos ( moderadores de apetite ), benzodiazepínicos ( remédios utilizados para reduzir a ansiedade ).
Essas drogas são as mais consumidas e as mais resultantes em fatalidades diárias, já que essas drogas alteram o organismo do individuo e ele acaba por fazer coisas que normalmente não seriam feitas. 


Você sabia?


O álcool é provavelmente a droga lícita mais consumida no mundo, em todos os países e continentes.

O álcool é a droga preferida dos brasileiros (68,7% do total), seguido pelo tabaco, maconha, cola estimulantes, ansiolíticos, cocaína, xaropes e estimulantes, nesta ordem. No País, 90% das internações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, acontecem devido ao álcool. Motoristas alcoolizados são responsáveis por 65% dos acidentes fatais em São Paulo.

O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e tornam dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool.

O álcool é a droga que mais detona o corpo (tanto quanto a cocaína e o craque); a que mais faz vítimas; e é a mais consumida entre os jovens no Brasil. O índice de câncer entre os bebedores é alarmante, quer por ação tópica do próprio álcool sobre as mucosas, quer por conta dos aditivos químicos de ação cancerígena que entram no processo de fabricação das bebidas.

Síndrome alcoólica fetal (SAF) é o termo utilizado para descrever os efeitos comumente observados nos filhos de mães alcoólatras: tamanho pequeno, face anormal, outras anormalidades físicas e retardo mental. Ocorrência: 1 a 2 casos por mil nascidos vivos.

O alcoolismo é uma doença crônica, incurável e progressiva, que mina o organismo, atacando todos os seus órgãos.

Pesquisa realizada em cinco capitais brasileiras revelou que 45% dos jovens entre 13 e 19 anos envolvidos em acidentes haviam ingerido bebida alcoólica.


Por Pamella Japson, Beatriz Brito e Sandy Linhares (alunas da turma 1211)

Confecção Biológica da Bola da Copa de 2014


Nos últimos dias, têm se comentado sobre a nova bola da Adidas que está sendo feita para a copa de 2014, no Brasil. Nome escolhido ela já tem e será brazuca Os próprios criadores da bola dizem que já começou a ser feita e será super tecnológica, mas contará com todos os artifícios biológicos para sua confecção.
A bola esta sendo confeccionada por uma equipe de 100 engenheiros de diferentes especialidades, pois dessa vez a empresa Adidas não quer errar em nenhum quesito, principalmente por conta da polêmica que a última bola da copa gerou. A famosa Jabulani foi reprovada pela imprensa, por uma parte da população mundial e para piorar pelos jogadores, inclusive, a grande maioria, atletas das principais seleções. Tudo isso deixou criadores da bola muito decepcionados, segundo diretor John Vanderbergh um dos lideres do projeto da bola para 2014: ”ouvimos, muitos comentários sobre a antiga bola (Jabulani), e esses comentários nos machucaram muito, pois tinha sido a bola mais pesquisada e mais tecnológica da história, então isso nos entristeceu muito, por isso na confecção dessa nova bola para a copa no Brasil, nós usaremos os recursos da Natureza e da tecnologia juntamente”.Segundo o diretor Vanderbergh nesse comentário também afirmou que a bola estará em interação com o Brasil, com sua fauna e flora, e com a cultura brasileira.

Pesquisas

A equipe de engenheiros está disposta a usar todos os recursos tecnológicos e naturais, para criação da brazuca, portanto o primeiro passo à ser dado pelos pesquisadores foi usar material aproveitável,por isso, estão à decidir em que parte utilizarão, mas provavelmente será na parte interna da bola para contribuir na sua leveza.
A parte externa da bola provavelmente será revestida com gomos de couro e de carbono, que é uma das especialidades da empresa adidas, que é inserir carbono em seus produtos, mas como a bola terá um diferencial ela também terá materiais reaproveitáveis na parte externa.
Parte física da bola terá uma equipe especialmente para características brasileiras e mediante ao local da copa será em ela, e que irá definir a beleza da bola, as cores e o design da bola. Como já foi dito a bola será em homenagem ao Brasil, essa equipe também será responsável pela resistência desses elementos, por isso eles tem uma maquina especial aonde na parte interna estão presentes oito lixas largas onde a bola fica girando 2 horas seguidas, tudo para assegurar que a bola não rasgue, não suje e nem perca suas cores durante a partida de futebol.
Também, um dos principais testes que estão sendo feitos para a total qualidade da bola, é feito em relação ao comportamento da bola em relação aos elementos da Natureza, como o vento e a chuva. Com mais um equipamento especializado, a equipe da adidas utiliza a balança para pesar a bola, depois de pesada, ela é colocada nesse equipamento que transborda de água, com a bola rolando dentro dele por 2 horas, depois ela será pesada novamente e terá que ter um número de peso “aceitável”
para que o nível do jogo não seja alterado.
Por fim, um dos últimos testes e praticamente o principal, é o teste que define o peso, o efeito e o formato técnico e biológico da bola, pois neste teste a bola é colocada em baixo de um robô que a dispara numa espécie de chute em até 120 km/h, o peso da bola influenciará na velocidade e na sua deformação, que é muito preocupante, pois isso define a interação dos jogadores com a bola nas divididas e “estouradas”, esse fator “peso” é mais preocupantes para os goleiros que optam por uma bola nem pesada e nem leve, para que não os machuque e nem os engane e escape das suas mãos em jogo, por isso as características da bola devem ser “medianas”. Portanto isso também influenciará no efeito que abola causará no ar, após o chute por isso esses chutes feitos por esse robô, são feitos em uma sala capaz de alterar os ambientes como o vento e a temperatura. Tudo isso fará parte da composição do formato técnico e biológica, pois esse quesito vai ser a composição e da formação completa da brazuca, é o que também já definiu o formato físico da bola, que especulações de que seria um pouco oval para melhor estabilidade, mas a Adidas não com concordou com a ideia arriscada.outro teste que também chamou a tenção é que os estudiosos montaram uma fomula matemática para fazer com que a bola depois de quicada pela altura inicial ela deverá subir so 75% da altura inicial, por exemplo a bola é lançada de 2 metros do chão, depois de quicada ela subira somente ate 1,5 metros.
Sem dúvida essa brazuca será mais que especial nesta copa, Mas importante para nos brasileiros é receber esta copa com muita alegria e orgulho, e a empresa Adidas Sabe disso e por isso está fazendo todo esse esforço para nos proporcionar o melhor e mais alegre futebol, apesar de nós sabermos que nosso futebol e nossa alegria não depende de bolas ou jogadores.

Por Matheus Batista e Gabriel Quirino (alunos da turma 1312)

ANTROPOFAGIA E CURIOSIDADES SOBRE O GOSTO DA CARNE HUMANA

A antropofagia é o ato de consumir partes de um ser humano, é um caso particular de canibalismo na espécie humana, sua realização se dá em contexto mágico cerimonial ou patológico não deve ser classificada ou compreendida como um hábito alimentar. Esse ato acontecia em cerimônias, ou ritos funerários em certas tribos em algumas partes do mundo, como no Brasil em 1557 por certos grupos indígenas. Nos casos patológicos sociais de consumo, a antropofagia é visto como um ato psicopata, desejo de matar, entre outras ‘barbaridades’, e casos extremamente incomuns de sobrevivência. “Os astecas, no século 16, serviam um prato com carne humana e milho chamado tlacatlaolli. Pela descrição do missionário franciscano Bernardino de Sahagun, a iguaria tinha um sabor adocicado. O japonês Issei Sagawa, que matou e comeu uma professora em Paris, escreveu n a autobiografia que a carne da moça era “como atum cru em restaurante de sushi”. Já para o americano Albert Fish, que assassinava crianças, o gosto parecia “carne de vitela”, tenra e macia.” – Trecho do texto de Rafal Tonon para a revista VEJA Os sobreviventes do desastre aéreo de 1972 nos Andes, que passaram 72 dias isolados, tiveram que se alimentar da carne dos mortos no acidente para sobreviver. Um dos sobreviventes afirmou que consumiu a carne em pedaços finos e congelados, e afirma não ter sentido gosto algum. E que pessoa mentalmente saudável se importaria com o gosto de consumir carne da própria espécie¿ O que é algo bizarro e aterrorizante. Aconteceu no Brasil, na cidade de Garanhuns – PE, a investigação que levou ao descobrimento de um trio de assassinos que esquartejavam e matavam sus vítimas, retiravam e comiam carne muscular delas, inclusive o coração e as enterrava no quintal de casa. Segue trecho do livro escrito pelo próprio assassino. O chamado “A dividida”. “Vejo aquele corpo no chão, Jéssica desconfia que ainda se encontra com vida, pego uma corda, faço uma forca e coloco no pescoço do corpo, puxo para o banheiro e ligo o chuveiro para todo o sangue escorrer pelo ralo. Ao olhar para o corpo já sem vida da adolescente do mal, sinto um alívio. Pego uma lamina e começo a retirar toda a sua pele, e logo depois à divido. Eu, Bel e Jéssica nos alimentamos com a carne do mal, como se fosse um ritual de purificação, e o resto eu enterro no nosso quintal, cada parte em um lugar diferente”. O grupo diz participar de uma seita chamada “Cartel”, além disso os assassinos diziam como faziam com as vítimas e ainda um verdadeiro ABSURDO: Confeccionava para consumo e ainda vendia, salgadinhos (coxinha, empada) feitos com carne humana. Reportagem completa aqui: http://www.issoebizarro.xpg.com.br/blog/acidentes-tragedias-assassinatos-suicidios/salgadinhos-humanos-de-guaranhuns/

Por Viviane Abraão, Loran Oliveira, Raphael Rael e Vito Polito (alunos da turma 2413)

Pedofilia

É definido, pela Organização Mundial da Saúde, como a ocorrência de práticas sexuais entre um indivíduo maior de 16 anos com uma criança na pré-puberdade. A psicanálise encara a pedofilia como uma perversão sexual. Não é uma doença, mas sim uma parafilia, um distúrbio psíquico que se caracteriza pela obsessão por práticas sexuais não aceitas pela sociedade, como o exibicionismo e o sadomasoquismo. Muitas vezes o pedófilo apresenta uma sexualidade pouco desenvolvida e teme a resistência de um parceiro em iguais condições. Sexualmente inibido, escolhe como parceiro uma pessoa vulnerável. Em aproximadamente 25% dos casos, o pedófilo foi uma criança molestada. O erotismo infantil está ligado à trajetória da humanidade. Em aproximadamente 450 culturas tradicionais, a idade perfeita para contrair matrimônio está entre 12 e 15 anos. Fisiologicamente, quanto mais jovem for a mulher, maiores são as chances de ocorrer uma fecundação bem sucedida.
Segundo psicólogos especialistas em agressão infantil de Michigan, nos Estados Unidos, cerca de 80% dos casos de abuso sexual de crianças acontecem na intimidade do lar: pais, padrastos e tios são os principais agressores.
O abuso sexual de menores gera danos na estrutura e nas funções do cérebro da criança molestada, incluindo aquelas que desempenham papel importante na memória e nas emoções. A internet é o maior veículo de propaganda de erotismo infantil nos dias atuais. Nos Estados Unidos a produção e a comercialização da pornografia infantil são proibidas desde 1970.
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 241, estabelece a pena de detenção de um a quatro anos e multa para quem “fotografar ou publicar cena de sexo explícito ou pornografia envolvendo criança e adolescente”.

O que é pedofilia?

A pedofilia é um grave desvio da sexualidade que leva um adulto a sentir desejo sexual por crianças ou adolescentes, e pode ter característica homossexual ou heterossexual. É uma forma de violência sexual considerada crime pela Constituição Federal, que no parágrafo 4º do art. 227 diz que “a lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente”. A maioria dos pedófilos são homens, e o que facilita a atuação deles é a dificuldade que temos para reconhecê-los, pois aparentam ser pessoas comuns, com as quais podemos conviver socialmente sem notar nada de anormal nas suas atitudes. Em geral têm atividades sexuais com adultos e um comportamento social que não levanta qualquer suspeita. Eles agem de forma sedutora para conquistar a confiança e amizade das crianças. Pedófilos costumam usar a Internet pela facilidade que ela oferece para encontrarem suas vítimas. Nas salas de bate-papo ou redes sociais eles adotam um perfil falso e usam a linguagem que mais atrai as crianças e adolescentes. Por isso é muito importante não divulgar dados pessoais na Internet, como sobrenome, endereço, telefone, escola onde estuda, lugares que frequenta, e fotos, que podem acabar nas mãos de pessoas mal intencionadas. De acordo com Anderson Batista, fundador do site Censura, “às vezes, a criança envia uma foto para um colega de classe e essa imagem acaba caindo na rede dos pedófilos. Ou porque alguém ligado ao colega que recebeu a foto está numa rede de pedofilia, ou porque a imagem foi colocada em algum blog e, com isso, se tornou público.


Por Giovani Ambrósio e Glauber Setubal  (alunos da turma 1212)




Um Apaixonado Por Biologia



Sou Guellity Marcel, tenho 19 anos e curso Biologia (bacharelado) na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em Campo Grande - MS. Extremamente apaixonado pela a natureza, dedico-me desde pequeno a estudá-la.
Nunca tive dúvidas sobre qual curso iria fazer, sempre soube que era Biologia bacharel, pois meu sonho é ser um pesquisador e trabalhar no campo. Então quando entrei na faculdade vi que o curso era ainda muito mais legal do que eu pensava, onde pude ver que a profissão do biólogo é muito difícil pois é necessária uma constante atualização em relação às informações científicas nas áreas específicas da profissão.
O blog foi criado no intuito de ajudar jovens a escolherem as suas profissões adequadamente (se realmente querem ser biólogos), com o máximo de informações possíveis sendo publicadas para que os mesmos possam entender o que um biólogo faz e como a profissão é extremamente importante. Desta forma, dedico grande parte do meu tempo no blog, para ajudar, tirar dúvidas e explicar sobre ocurso para quem se interessa e entra em contato comigo.
Penso em transformar o blog num ponto de referência para jovens que queiram conhecer a fundo o curso de biologia e as áreas de atuação de um biólogo, além de divulgar informações científicas de formas simples para que qualquer pessoa entenda e se identifique (ou não) com as áreas das pesquisas.

Conheça o blog "Eu Quero Biologia" de Guellity Marcel



Comentários

  1. Entrei no Blog procurando novas explicações sobre o Biorritmo. Em 1978 fui ajudante de operações de uma cia. aérea, onde elaborava as escalas de voo dos pilotos e comissários. Alguns deles me traziam fitas impressas com sua senóides, pedindo que, na medida do possível, evitasse colocá-los em voos nos dias críticos. De fato, houve um incidente sério, que poderia ter causado tragédia, num voo em que o comandante e o copiloto estavam em dias críticos ou próximos, nos ciclos racional e emocional. Uma distração acabou levando-os a um pouso forçado, numa fazenda do interior do Pará. Não houve vítimas, mas houve prejuízos e despesas desnecessárias. Passei a dar importância ao BR. Tenho comprovado, na prática, a coincidência dos ciclos circadianos dos variados tecidos, células e órgãos, na resistência, na eficiência e na tensão das pessoas. Formado em Publicidade, interessei-me também pela Análise Transacional, mediante um livro de Roberto Menna Barreto, e notei que a AT e o BR têm uma relação bastante próxima e clara, inerente à natureza humana. Depois de mais de 1000 testes, analisando as pessoas que causam acidentes, desastres, e as que têm sucessos eventuais, em várias áreas, profissionais e pessoais, tenho confirmado a influência dos ciclos de idades celulares com os "Esdados do Ego" das pessoas, e que tais influências ditam, muitas vezes, as semelhanças entre gêmeos separados, a simpatia ou antipatia entre pessoas (ao primeiro contato), a influência da "primeira impressão", entre desconhecidos, os mistérios da paixão e do amor, a arte das negociações (PNL), os condicionamentos (Skinner/Pavlov) e autocondicionamentos, a saúde, as efemérides naturais, a religião e a fé. Ainda não explorei bastante seu blog, mas achei-o bastante interessante, ainda mais em se tratando dos conhecimentos e um biólogo e professor. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. José!
    Eu gostaria primeiramente de parabenizá-lo por este blog repleto de muito conteúdo e informações interessantíssimas! Gostaria também de agradecê-lo por ter feito alguns posts e citado o meu blog Eu Quero Biologia.

    Forte abraço e sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia