O Fim dos Parasitos ( Acredite, Isso Não é Uma Boa Notícia)

Um estudo internacional baseado em análise de dados globais concluiu que as alterações climáticas poderiam causar a extinção de um terço das espécies de parasitos da Terra até 2070, o que, por sua vez, irá alterar drasticamente os ecossistemas. A maioria dos parasitos são conhecidos por causar doenças em humanos, gado e outros animais, mas a verdade é que estes seres vivos desempenham um papel importante no ecossistema, pois ajudam a monitorar a saúde das populações silvestres e a manter o fluxo de energia através de teias alimentares. 


Um estudo internacional publicado na revista Science Advances concluiu que as alterações climáticas poderiam causar a extinção de um terço das espécies de parasitos da Terra até 2070, o que, por sua vez, irá alterar drasticamente os ecossistemas. 
Para realizar esse trabalho os autores usaram bases de dados globais de ácaros de penas de aves, de peixes, mamíferos e de outros hospedeiros. O trabalho adverte que os parasitos são um dos grupos biológicos mais ameaçadas do planeta. Neste grupo de organismos estão incluídas as lombrigas, tênias ou solitárias, larvas, pulgas, carrapatos, piolhos e outros parasitos. A maioria são conhecidos por causar doenças em humanos, gado e outros animais, mas a verdade é que estes seres vivos desempenham um papel importante no ecossistema, pois ajudam a monitorar a saúde das populações silvestres e a manter o fluxo de energia através das teias alimentares
E como muitos parasitas têm ciclos de vida que envolvem passagem por diferentes espécies hospedeiras, a diversidade de parasitos é considerado um sinal da saúde de um ecossistema.
Para fazer este trabalho, os pesquisadores estudaram a coleção de parasitos do Smithsonian Museum, de Washington (E.U.A), que contêm mais de 20 milhões de exemplares. 
A equipe de pesquisa, que inclui 17 cientistas de oito países, passou anos rastreando a origem geográfica exata de dezenas de milhares de espécimens de parasitos, acrescentando coordenadas de GPS, informações que tem sido essencial para este estudo e que vai ajudar em pesquisas futuras . 
Uma vez que a informação geoespacial estava completa, os dados foram usados para fazer previsões sobre o futuro de parasitos frente às mudanças climáticas. 
Usando previsões climáticas, os pesquisadores compararam como será o impacto das alterações climáticas em diferentes situações sobre 457 espécies de parasitos. 
As análises determinaram que parasitos estão até mais ameaçados que os animais que lhes servem como hospedeiros, e a capacidade de dispersão de parasitos é um fator determinante no efeito que a mudança climática terá sobre a sua extinção. 
O modelo climático mais catastrófico previu que mais de um terço das espécies de parasitas podem desaparecer até 2070, enquanto os modelos mais otimistas previram que a perda de espécies seria de 10%.
Para saber mais clique nos links acima

Comentários

  1. Eu também concordo que eles tem um papel importantíssimo no ecossistema, e devemos prevenir a extinção desses parasitas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia