Estresse e Envelhecimento em Pássaros

Pesquisadores descobriram que o estresse causado pela vida em ambiente urbano também pode acelerar o processo de envelhecimento em pássaros, devido ao encurtamento dos telômeros, Repare na diferença do aspecto de um pássaro criado em área urbana coma aparência de outro criado em área rural

A ciência já sabe que a vida nas grandes cidade é notoriamente estressante, alterando os níveis hormonais e exercendo os seus efeitos nocivos sobre o sistema imunológico. Uma nova pesquisa publicada esta semana na revista Biology Letters sugere que o estresse causado pela vida em ambiente urbano também pode acelerar o processo de envelhecimento em aves. 
Para descobrir como os desafios urbanos influenciam no envelhecimento dos pássaros, os pesquisadores britânicos trocaram de ninhos filhotes de chapim-real (Parus major), criados em áreas rurais com aqueles criados em urbanas de qualquer parte do país. Depois de 15 dias, a equipe recolheu amostras de sangue para medir o comprimento dos telômeros dos filhotes (telômero é o marcador genético que está localizado nas extremidades dos cromossomos e que serve para ajudar a protegê-los contra danos). O comprimento dos telômeros é um bioindicador da longevidade.
Eles descobriram que os pássaros criados em ambientes urbanos tinham telômeros mais curtos, em média. Independentemente do seu local de nascimento , os telômeros dos filhotes criados em cidade foram 11% menores que os dos filhotes criado no campo.
Segundo matéria que saiu na Science, fonte dessa postagem, o comprimento dos telômeros pode ser entendido como um reflexo do envelhecimento a nível celular e a sua degradação gradual com o passar do tempo pode ter um papel importante em muitos problemas de saúde relacionados com a idade, tais como disfunção hepática e a doença cardiovascular .Os autores sugerem que o aumento do estresse por causa da poluição das cidades, o que pode causar danos ao DNA, é o culpado pelo rápido envelhecimento celular observado nos filhotes de chapim-real . Embora ainda não está claro o quanto esse fenômeno está disseminado , telômeros mais curtos pode significar uma menor expectativa de vida para todos os habitantes das grandes cidade , incluindo os seres humanos .
Para saber mais, clique nos links acima


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia