A Origem dos Nomes das Doenças Causadas Pelo Aedes

Originário da África, o mosquito Aedes aegypty já possui um nome repugnante por si só: Aedes significa "odioso, desagradável". Mais estranhas que o seu nome, esse mosquito é responsável pela transmissão de novas moléstias de nome esquisito como a Zika e a Chykungunya. Saiba a origem desses nomes.


Zika, Dengue, Chikungunya, quantas doenças com nome estranho o mosquito Aedes aegypty transmite! Mas, você sabe a origem de cada um desses nomes? Eu também não sabia até consultar a página do site Nomes Científicos. A matéria ficou tão bacana que resolvi reproduzi-la aqui. Vejam o que eles postaram sobre esses nome:
"Lineu batizou a espécie em 1762 como ‘Culex aegypti’. ‘Culex’ significa ‘mosquito’ em latim e ‘aegypti’ significa ‘egípcio, do Egito’. Isso mesmo, era o mosquito que vinha do Egito.
O mosquito chegou à América do Sul junto com os primeiros navios negreiros. Em português, é chamado de mosquito-da-dengue e mosquito-rajado (sempre com hífen).
Em 1818, o entomólogo alemão Johann Meigen criou o gênero ‘Aedes’ abarcando o mosquito-da-dengue, que passou a se chamar ‘Aedes aegypti’, um dos nomes científicos mais conhecidos do Brasil. (Vale lembrar que a pronúncia correta é /aédes egípti/.)
‘Aedes’ vem do grego ‘aedés’, que significa ‘odioso, desagradável’. Um nome bem aplicado a um mosquito tão inconveniente.
A dengue é conhecida desde os séculos a.C., com registro em livros chineses já no séc. III. A palavra tem origem espanhola, correlata com o nossos ‘dengo’ e ‘denguice’. É uma referência à condição de fadiga e fraqueza causada pela doença.
A febre amarela urbana também era transmitida pelo ‘A. aegypti’, mas, no Brasil, está erradicada nas cidades desde 1942. Os danos que o vírus causam ao fígado, aumentam a produção de bilirrubina no sangue, o que dá à pele um tom amarelado. Essa é a icterícia que dá nome à doença.
A chikungunya já tem sua forma aportuguesada como chicungunha. A origem é da língua maconde, da Tanzânia. Lá foi documentada a primeira epidemia, em 1953. A palavra vem de ‘kungunyala’ que significa ‘ficar contorcido’, por causa da aparência curvada dos enfermos em decorrência das fortes dores musculares e articulares.
O vírus da zika (aportuguesada como zica) foi isolado em Uganda, em 1952. Pesquisando sobre a febre amarela, cientistas colocaram um macaco reso em uma jaula na Floresta de Zika. O macaco desenvolveu a doença que ficou com o nome da floresta."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia