Oi, Tudo bem? Os Peixes Também se Reconhecem...

Equipe de pesquisadores japoneses descobriram que uma espécie nativa de peixes da família dos ciclídeos são capazes de reconhecer os indivíduos de sua espécie pelas características faciais, como fazem algumas aves e mamíferos. Segundo os cientistas, isso seria importante para evitar brigas territoriais desnecessárias.

Uma equipe de cientistas liderada pelo professor Masanori Koda da Universidade de Osaka (oeste do Japão) descobriu que uma especie nativa de peixes da família dos ciclídeos (Cichlidae) conseguem reconhecer uns aos outros por suas características faciais, incluindo sombras e cores.
Esta seria uma das poucas espécies de peixe em que se observa essa habilidade, exibida também por alguns mamíferos e aves como os corvos, segundo os cientistas japoneses.
Os pesquisadores realizaram uma série de experimentos com estes ciclídeos, que têm um sentido territorial forte, e concluíram que os peixes tendem a permanecer vigilantes contra a presença de estranhos, mas não demonstram cautela quando estão próximos de outros que fazem parte do mesmo cardume.
Para chegar a esta conclusão, a equipe criou imagens combinando corpos e rostos de espécimes familiares e desconhecidas e as mostraram aos peixes que foram estudados.
Analisando as imagens gravadas, eles descobriram que os ciclídeos baixam a guarda por cerca de 10 segundos após verem uma imagem de um rosto familiar, independentemente de o corpo do peixe for de outro exemplar conhecido ou alheio ao seu entorno. Mas quando um rosto desconhecido aparecia no monitor, os peixes se colocavam novamente em guarda.
Os cientistas acreditam que esta capacidade de reconhecer rostos familiares serviria para evitar brigas territoriais desnecessárias entre os indivíduos dessa espécie.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia