"A Metamorfose" de Franz Kafka Completa Um Século

A Metamorfose, a obra-prima do escritor tcheco Franz Kafka(1883-1924) está completando 100 anos. A novela conta a história de um comerciante que acorda transformado em uma barata após um sonho esquisito. Apesar da crença comum, Kafka nunca admitiu que o infeliz comerciante tenha se transformado realmente numa barata (crédito da imagem)

Em outubro de 1915, há exatos cem anos, chegava às livrarias A Metamorfose, a obra-prima do escritor tcheco Franz Kafka (1883 -1924). Assim começou a saga de uma novela que se tornaria -embora seu autor nem poderia imaginar- um dos livros mais lidos na história da literatura.
Traduzido em mais de 30 idiomas, A Metamorfose narra a história de Gregor Samsa, o comerciante que "depois de um sonho inquieto, é encontrado em sua cama transformado em um inseto monstruoso." No livro, o malfadado comerciante sofre rejeição da sua família, que convivem com ele em um clima de medo e nojo.
Ainda hoje há um debate sobre o significado da obra e do tipo de inseto que Samsa se transformou. Kafka nunca chegou a esclarecer este ponto e provavelmente nunca quis fazê-lo. Em uma carta a seu editor, em outubro de 1915, o autor e advertiu que para ilustrar a capa ", o inseto não deve ser desenhado, nem mesmo à distância." E apesar da crença comum de que o infeliz mercador se torna uma barata, ele nunca menciona a palavra em seu livro.Após a formação da Tchecoslováquia em 1960, obras de Kafka foram proibidos no país recém-criado e assim permaneceram até 1989, quando os livros do famoso escritor , incluindo A Metamorfose, voltaram para as prateleiras de sua cidade natal, Praga.
Fonte: SINC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia