Quem Veio Primeiro: O Ovo ou a Galinha?

A partir desta clássica questão de resposta polêmica, os professores podem introduzir diversos temas do conteúdo de biologia evolutiva nas escolas como darwinismo, seleção natural, especiação, filogenia, deriva genética, cladogênese,etc.

Essa questão é uma alegoria que transcende sua simples interpretação biológica, podendo ser chamada de paradoxo cíclico de causa e efeito, ou seja, algo de cuja existência depende outra, que por sua vez é a causa da existência de algo. Todo mundo sabe que as aves se originaram do mesmo grupo ancestral que originaram os répteis atuais e que estes já já botavam ovos muito antes de existirem pássaros. Mesmo assim, essa questão continua extremamente polêmica, mas de muita utilidade quando se deseja introduzir o assunto "Evolução"nas escolas. 
Pelo ponto de vista evolucionista, sabemos que ocorreu todo um processo de evolução até que determinados animais que já nasciam de ovos, viessem a se transformar nas aves, incluindo o animal que mais tarde, graças a intervenção humana, viria a constituir em nossa conhecida galinha. Sendo assim, o ovo, por ser mais antigo na natureza, antecede a galinha, e mesmo às aves, os dinossauros e peixes, tendo evoluído simultâneo às espécies como elemento integrante do sistema reprodutor.
Segundo a teoria da evolução das espécies, formulada por Darwin, todos os organismos se originam de outros mais primitivos por meio de mutações genéticas. Apoiado nessa teoria, Décio Altimari, geneticista da Santa Casa de São Paulo, afirma: "A galinha, tal como a conhecemos, teve de surgir antes que pudesse pôr o primeiro ovo. Ela deriva de um animal menos evoluído, provavelmente também uma ave. Somente depois de se desenvolver é que um organismo pode se reproduzir".
Se considerarmos "galinha" como um membro da Gallus gallus domesticus (uma subespécie de ave selvagem que se desenvolveu no sudeste da Ásia e foi domesticada há talvez 10 mil anos), poderíamos questionar o momento em que o primeiro indivíduo dessa espécie apareceu (e se tinha a forma de ave ou de ovo). A especiação, porém, não é um processo que acontece em um instante ou em um indivíduo. São necessárias gerações e gerações de mudanças lentas até que um grupo de animais pare de cruzar com outro; somente então é possível afirmar que ocorreu uma especiação. Dessa forma, não faz sentido discutir sobre a primeira galinha ou o primeiro ovo. Houve apenas o primeiro grupo de galinhas – algumas das quais, aparentemente, estavam na forma de ovo.
"A primeira galinha deve ter se diferenciado de seus pais por alguma modificação genética, que fez com que fosse a primeira a atender os critérios para ser chamada de galinha autêntica", observa John Brookfield, biólogo evolucionista da University of Nottingham, na Inglaterra. "Dessa forma, o organismo vivo dentro da casca de ovo teria tido o mesmo DNA da galinha em que se desenvolveria, e assim seria um membro dessa espécie de aves." O que reconhecemos como sendo o DNA de uma galinha existe primeiro dentro de um ovo, de onde se conclui que o ovo nasceu primeiro.
Francisco Mauro Fauzano, geneticista do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, acredita na hipótese contrária, porque a galinha não teria como botar seu primeiro ovo sem ter nascido de um. "Os ancestrais da galinha sofreram mutações a partir de modificações genéticas. Essas mutações alteraram as células germinativas, daí tais ancestrais botaram ovos que deram origem a um novo ser: a galinha", diz ele.
E se não formos muito exigentes com a qualificação das espécies, a Gallus gallus domesticus não estará nem perto de ter sido a primeira. Invertebrados simples como esponjas dependem de alguma forma de ovo para reprodução, o que quer dizer que os ovos provavelmente são anteriores à explosão da biodiversidade ocorrida no período Cambriano, há cerca de 530 milhões de anos. Peixes e anfíbios botam ovos gelatinosos; ancestrais de répteis e de aves botaram os primeiros ovos com casca há 340 milhões de anos. Essa inovação permitiu a sobrevivência e a maturação de seus ovos em terra e o surgimento de vertebrados terrestres muito antes de o primeiro galo cantar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia