O Mistério das Listras das Zebras

Por que as zebras são listradas? Cientistas americanos garantem ter chegado a solução deste mistério que intriga os biólogos há mais de um século

Cientistas americanos garantiram a descoberta do mistério que envolve uma das questões mais intrigantes do mundo animal: por que as zebras são listradas? Charles Darwin e o naturalista Alfred Russel Wallace já debateram o assunto há 120 anos. Desde então, diversas hipóteses foram levantadas.
Uma equipe da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, analisou todas essas teorias e concluiu que as listras evoluíram ao longo do tempo para proteger os animais das atenções indesejadas de moscas portadoras de doenças, aponta o jornal britânico “The Independent”.
Para chegar a esse resultado, a equipe pesquisou cinco hipóteses diferentes – apontadas em estudos anteriores. Entre elas estão as ideias de que as listras poderiam ser uma forma de camuflagem, uma maneira de confundir predadores, um mecanismo para manter o calor no organismo, ou até mesmo uma característica para a socialização entre os animais.
O grupo mapeou a localização geográfica de sete espécies de zebras, cavalos e asnos, e suas subespécies, analisando a largura, localização e intensidade das listras. O passo seguinte foi comparar os locais onde esses animais viviam com outros fatores, como a presença de florestas, os predadores, temperatura e a presença de insetos que picam, como a mosca tsé-tsé e a Tabanidae.
- Havia uma quantidade maior de áreas do corpo dos animais cobertas de listras em regiões em que eles eram mais incomodados pelos insetos – afirmou ao “The Independent” Tim Caro, professor de biologia da Universidade da Califórnia e principal autor do estudo.
O resultado foi publicado nesta terça-feira na revista científica “Nature”. Para os autores, o próximo passo na solução desse enigma evolutivo consiste em entender porque as moscas evitam superfícies listradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia