Fazendo Sexo Até Morrer

O recém-descoberto rato-marsupial-australiano-de cauda-preta tem um comportamento sexual incomum para mamíferos: eles copulam durante horas até morrer

O mastozoólogo Andrew Baker e sua equipe descobriu neste ano um marsupial com hábitos sexuais bem impressionantes. A espécie recebeu o nome de Antechinus arktos em virtude de sua semelhança com um ouriço e por sua pelagem lembrar a de um urso. Apelidado de rato-marsupial-australiano-de-cauda-preta, os machos da nova espécie, encontrada no sudeste de Queensland, na Austrália, durante duas semanas se acasalam com o maior número possível de fêmeas. Cada cópula pode durar até quatorze horas.
Durante esse tempo, o animal não come e não bebe. Um hormônio faz com que seu organismo não sinta estresse, fazendo com que seu corpo passe a definhar. A pele cai e a maioria morre por infecção, pois o sistema imunológico para de funcionar.
Marsupiais deste tipo experimentam uma única temporada de acasalamento em suas vidas. Embora esta prática é familiar ao salmão-do-Pacífico e comum entre os insetos, é muito rara entre os mamíferos. 
Nascido em novembro, os machos atingem a maturidade sexual por volta de agosto, ponto em que eles simplesmente perdem o interesse em qualquer outra coisa. Eles não dormem ou comem, mas gastam todo o seu tempo à procura de uma parceira para fazer sexo. Quando eles encontram uma fêmea disposta, a prática sexual pode durar por mais 12 horas - um período de tempo impressionante para um animal do tamanho de um rato e com uma vida útil de um ano.
Para manter um ritmo sexual tão frenético, os machos retiram de seu corpo proteínas vitais e suprimem o sistema imunológico, com consequências inevitáveis. Dentro de algumas semanas todos os machos estão mortos. O processo também é muito desgastante para as fêmeas, em particular, uma vez que elas podem acasalar com vários machos e armazenar o esperma até a ovulação que ocorre no final da estação reprodutiva, produzindo uma ninhada com vários pais. Algumas fêmeas sobrevivem a isso por três vezes, mas a maioria morre após o desmame de sua primeira ninhada.
A temporada de acasalamento do Antechinus ocorre durante o inverno do hemisfério sul, quando o alimento é escasso, o que leva à teoria de que o seu comportamento sexual também era uma espécie de auto-sacrifício. No entanto, no ano passado a Drª. Diana Fisher, da Universidade de Queensland publicou um artigo demonstrando que a morte é consequência da energia gasta no acasalamento, uma forma suicida de garantir que os seus genes serão passados a diante.
O final para muitos desses ratos-marsupiais não é nada bonito. Fisher disse: "Sua pele cai. O olhar assume um aspecto doente, ficam cambaleantes e ,às vezes, eles adquirem gangrenas porque seu sistema imunológico para de funcionar. "Para outros, o fim chega mais rapidamente, como pode ser visto no final do vídeo abaixo:


Fonte: IFLScience

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia