Solução de Trânsito Inspirada na Migração das Aves


Pesquisadores criam um sistema "inteligente" de controle da rede de semáforos inspirada no movimentos de bandos de aves em migração 

Pesquisadores de informática da Universidade de Málaga (Espanha) em colaboração com a Universidad Nacional del Sur (Argentina) criaram um sistema "inteligente" que permite controlar a rede de semáforos em uma cidade. Enquanto os demais estudos se concentram no controle de determinados semáforos localizados em áreas e horários específicos, o sistema criado pelos dos pesquisadores malaguenhos,  é o primeiro a controlar toda as luzes da rede de tráfego de uma cidade.
Publicado na revista IEEE Transactions on Evolutionary Computation, o estudo traz uma inovação metodólogica: a técnica usada pelos pesquisadores , chamada de Particle Swarm Optimization (PSO), foi inspirada nos movimentos de bandos de aves durante as suas migrações. Esses padrões de movimentos são transferidos para um modelo computacional poderoso, o qual é capaz de combinar uma série de variáveis ​​para recriar os deslocamentos da mobilidade urbana em um dado instante, por exemplo, na hora do rush.
Controlar o tempo dos semáforos a partir de uma centena de luzes vermelhas é uma tarefa que exige soluções complexas que combinam mapas com dados de mobilidade inteligente por GPS. Técnicas de computação tradicionais não funcionam. Buscamos alternativas com técnicas próprias bio-inspiradas na natureza " explica Enrique Alba, pesquisador da Universidade de Málaga. Os especialistas reproduzem a cidade em movimento transferindo os dados matemáticos para um simulador de tráfego microscópico. "É assim chamado porque ele analisa os micro-detalhes da mobilidade urbana: analisa cada carro, a velocidade em que eles vão, quantos gases poluentes estão sendo emitidos ..." conclui o pesquisador 
Os resultados do estudo foram testados com sucesso em semáforos de duas grandes áreas metropolitanas: Málaga, na Espanha e Bahía Blanca, na Argentina. O estudo concluiu que, em comparação com outros programas, o da Universidade de Málaga alcançou melhorias quantitativas tanto no número de veículos que chegam ao seu destino quanto no tempo total de viagem. A esses benefícios para os cidadãos, somam-se os benefícios ao meio ambiente, pois as emissões de gases poluentes são reduzidos.
Para saber mais: 
Garcia-Nieto, José; Carolina Olivera, Ana; Alba, Enrique. "Optimal Cycle Program of Traffic Lights With Particle Swarm Optimization". IEEE Transactions on Evolutionary Computation , dezembro de 2013.

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