Guia de Convivência Gente e Onças

Guia traz informações e medidas práticas para diminuir à intolerância às onças e eliminar o preconceito em relação à espécie, temida por atacar o gado doméstico e, muito eventualmente, o ser humano.

O Projeto Conviver Gente e Onças tem como ponto de partida a premissa de que existe uma diferença importante entre a ameaça que a onça realmente impõe ao homem e a percepção que temos dessa ameaça; nos conflitos entre gente e grandes carnívoros, a percepção da ameaça é geralmente maior que a evidência. Silvio Marchini e Ricardo Luciano elaboraram o Guia de Convivência Gente e Onça no qual assumem a tarefa de promover a convivência entre gente e onças.

A convivência entre gente e onças é um desafio. Onças-pintadas não costumam ser bem-vindas no campo e sua presença pode ser intolerável para muita gente. Ironicamente, essa intolerância se deva à similaridade entre as onças e nós, seres humanos. Onças-pintadas e seres humanos têm aproximadamente o mesmo tamanho, ambos se alimentam de carne e, portanto disputam as mesmas presas, sejam elas nativas ou domésticas. A justificativa mais comum para não se querer conviver com as onças é o fato delas se alimentarem daquilo que deveria ser exclusivamente alimento de gente: o gado doméstico. Outra semelhança entre onças e seres humanos é que ambos são predadores formidáveis. Onças são admiradas por suas habilidades de caçadora, mas temidas por sua capacidade de atacar também o ser humano, o que acontece muito raramente. Na prática, de fato, são os seres humanos que perseguem as onças. Como resultado, as onças estão desaparecendo.
No Guia, os autores apresentam informações sobre como as onças vivem e porque entram em conflito com o ser humano, demonstrando que o prejuízo é pequeno quando comparado ao impacto devastador dos seres humanos sobre elas, apresentando uma série de razões para convivermos com as onças. Por fim, sugerem medidas práticas para a resolução do problema do ataque de onças ao gado doméstico. Com este Guia, esperam ajudar a diminuir a intolerância às onças e eliminar preconceitos em relação à espécie, de modo a contribuir para que gente e onça possam continuar compartilhando as florestas, os cerrados, os campos - e os pastos- de nosso país.
Clique para baixar gratuitamente o Guia de Convivência Gente e Onça em pdf

Comentários

  1. O guia parece ser interessante, espero que tenha sucesso e ajude a acabar com a ameça de extinção que algumas especies de onças estão sofrendo!

    ResponderExcluir
  2. Esse guia é de extrema importância para nós seres humanos, pois devemos cuidar sempre dos animais, principalmente das onças que estão em extinção.

    ResponderExcluir
  3. nenhum dos comandos para baixar o conteúdo ou compartilhar o link estão funcionando. Quando clicamos somos transferidos a uma página que nada tem a ver com o assunto.

    ResponderExcluir
  4. se clicamos para baixar aparece uma página de conteúdo não disponível = gostaria de saber se foi removida ou se é algum problema de configuração no site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigos pela observação. De fato, a página foi removida, mas não explicitou o motivo. Assim que tiver uma resposta do site responsável, retornarei com o link.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia