Adote Um Cavalo-Marinho

Portal na internet pretende arrecadar fundos através do sistema de crowfunding com o objetivo de monitorar  e ampliar os conhecimentos acerca dos cavalos-marinhos de Búzios-RJ
Os cavalos-marinhos em ambientes naturais encontram–se ameaçados por sua grande exploração comercial e pela destruição de seus habitats. Esses animais vêm desaparecendo de forma sutil ao longo de trinta anos e os relatos de pescadores e moradores sobre o desaparecimento são constantes. Esse peixe, que era coletado constantemente nas redes de espera, hoje em dia, raramente é visto nos mergulhos. É necessário e imprescindível realizar estudos relacionados à biologia natural de espécies ameaçadas e vulneráveis para conhecê-las melhor e utilizar esses dados para projetos de conservação. 
O estímulo de uma exploração sustentável dos recursos naturais e o incentivo à maior fiscalização em Unidades de Conservação, também reduzem a probabilidade de que outras espécies entrem em processos de extinção. Os estudos ecológicos dos cavalos–marinhos são escassos, porém são essenciais para que essa espécie não desapareça.

Um projeto divulgado no portal Bicharia está realizando o monitoramento e o acompanhamento desses animais marinhos. O Bicharia é a primeira plataforma brasileira de crowdfunding focada em auxiliar no financiamento de projetos que envolvam animais carentes. Você não sabe o que é crowdfunding? Então acesse no Biorritmo "Vaquinha virtual" em prol da ciência.
O projeto de monitoramento no qual os cavalos-marinhos são acompanhados mensalmente para identificar uma possível redução populacional conta com a autorização do IBAMA n°. 25663-1. Nenhum cavalo-marinho é machucado ou coletado. O monitoramento é realizado em três praias da Armação de Búzios. Essa região é um local turístico do estado do Rio de Janeiro, tornando esses animais ainda mais evidentes e vulneráveis. Um projeto feito de maneira contínua é essencial para o entendimento e conservação dessa espécie. 
Essa espécie de cavalo-marinho (Hippocampus reidi) que está tão ameaçada é pouco estudada e os pesquisadores do projeto pretendem ao final de uma ano identificar possível redução/estabilização dos cavalos-marinhos na Armação de Búzios, divulgar informações sobre essa espécie ameaçada aos turistas da área, com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre os cavalos-marinhos (tamanho das populações, período de reprodução, habitat de maior ocorrência, número de machos, fêmeas e jovens, tamanho dos indivíduos).
Para saber mais acesse adote um cavalo-marinho

Comentários

  1. Realmente os animais precisam de mais cuidados, achei muito interessante a iniciativa das pessoas do portal Bicharia, estão de parabéns, os cavalos-marinhos são animais realmente lindos, porém muito ameaçado pela extinção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia