Como o Álcool Afeta a sua Beleza

O álcool contido nas bebidas. além de provocar as consequências já bem conhecidas, como o comprometimento da coordenação motora e surgimento de doenças no fígado,  pode acelerar o surgimento dos sinais de envelhecimento

O consumo de bebidas é, sem dúvida, muito prazeroso para a grande maioria das pessoas, sobretudo, quando acontece ao lado dos amigos, num happy hour após o expediente ou no churrasco de fim de semana. Os efeitos do álcool no organismo, porém, vão muito além das consequências já bem conhecidas, como o comprometimento da coordenação motora e o surgimento de doenças no fígado.
O álcool etílico, o tipo mais comum contido nas bebidas, pode tirar o brilho e a beleza da pele e provocar o surgimento de doenças nas unhas, entre outros malefícios. A cosmetóloga Sheila Gonçalves, diretora técnica da Medicatriz Dermocosméticos, alerta que a bebida alcoólica é um verdadeiro“veneno” para quem busca prolongar a juventude e retardar o surgimento dos sinais de envelhecimento.“Mesmo que o consumo seja pequeno, o álcool é um agente dilatador dos vasos sanguíneos, o que provoca alterações nas células da pele, provocando uma série de consequências além do envelhecimento precoce, como dermatite seborreica, aumento de incidência de caspa, aumento do tamanho da glândula sebácea, resultando mais oleosidade na face, unhas fracas e com manchas brancas, vermelhidão facial, desidratação, que pode levar a descamação, principalmente nos cotovelos e joelhos”, diz a cosmetóloga.
Os efeitos negativos do consumo de bebidas alcoólicas são mais intensos nas mulheres, uma vez que elas são mais suscetíveis por serem menos resistentes ao álcool. “O álcool se mistura com a água do corpo e, como as mulheres possuem proporcionalmente menos água do que os homens, a concentração e os efeitos da bebida são maiores”, diz Sheila. A sugestão da especialista é que elas deixem de consumir álcool e substituam por outras bebidas. O ideal é trocar a cerveja por chás, por exemplo. É uma bebida estimulante, refrescante e praticamente sem calorias, se tomada pura. Além das substâncias antioxidantes, o chá contém bioflavonóides, que podem reduzir o risco de câncer, doenças do coração e derrames. Os chás em geral ajudam a reduzir a oleosidade da pele, ajudam na cicatrização e combatem o envelhecimento”, observa a especialista.
 Fonte: Portal da Band

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia