Clerocinese: Um Novo Tipo de Divisão Celular


Cientistas dos EUA identificam novo tipo de divisão celular batizada de clerocinese.  Ela atua como backup natural durante a divisão celular defeituosa e impede que algumas células se tornem cancerosas.

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA, descobriram uma forma inédita de divisão celular em humanos.
A pesquisa sugere que o tipo desconhecido de divisão serve como um mecanismo de back-up natural durante a divisão celular defeituosa, que impede que algumas células sigam por caminhos errados que podem levar ao câncer.
"Se pudéssemos promover esta nova forma de divisão celular, à qual chamamos de clerocinese, poderemos ser capazes de prevenir alguns tipos de câncer de se desenvolver", diz o pesquisador Mark Burkard.
A pesquisa foi publicada no encontro anual da Sociedade Americana de Biologia Celular.
Os cientistas conheciam dois tipos básicos de divisão que acontecem no corpo humano. A meiose que dá origem aos gametas e a mitose, na qual as células reproduzem o material genético completo.
Trabalhando com células humanas retiradas da retina, Burkard e seus colegas permitiram que as células iniciassem o processo de mitose, com a duplicação do núcleo, onde ficam os cromossomos. No entanto, eles bloquearam a fase seguinte, que concluiria a divisão. Isso levou à criação de uma célula com dois núcleos.
A equipe então observou a evolução dessas células e percebeu que essas células binucleadas deram origem a células comuns da retina. Eles descobriram que isso aconteceu porque os dois núcleos esticaram a célula e conseguiram concluir a divisão, mesmo sem as proteínas necessárias para a mitose. Assim, eles concluíram que esse é um novo tipo de divisão celular.
A pesquisa tem potencial para melhorar a compreensão de como as células se multiplicam no corpo humano. Isso pode ser importante para entender, por exemplo, como o câncer avança no organismo, e pode ter aplicações no combate à doença.

Fonte: Isaude.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia