Campanha Contra Exames Médicos Desnecessários


Iniciativa representa o reconhecimento de médicos que muitos exames são realizados aleatoriamente sem benefício para os pacientes. Vítimas de desmaio sem histórico de convulsões e/ou outros sintomas neurológicos não precisam ser submetidos a exames de imagem cerebral como ressonância magnética (MRI), por exemplo

Testes e procedimentos médicos comumente usados nem sempre são necessários. O alerta foi emitido por nove sociedades médicas dos Estados Unidos. A campanha representa o reconhecimento da classe médica de que muitos exames são realizados aleatoriamente, onerando os serviços de saúde sem oferecer benefícios aos pacientes. A iniciativa tem por objetivo melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde.
A campanha lançou uma lista com testes laboratoriais que somente deveriam ser solicitados frente a evidências clínicas contundentes, disponível no endereço www.ChoosingWisely.org.
A lista incluem orientações como:
- Pacientes necessitam de exames de imagem cerebral como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (MRI) após desmaio? Provavelmente não. Estudos demonstram que sem evidências de convulsões ou outros sintomas neurológicos durante uma consulta, o diagnóstico não será potencializado por meio de exame de imagens cerebrais (American College of Physicians).
- Pacientes necessitam de testes de imagem para estresse em "checkups" anuais? Não se o paciente é um adulto saudável sem sintomas cardíacos. Estes exames raramente resultam em qualquer mudança significativa no tratamento do paciente (American College of Cardiology).
- Pacientes em diálise com baixa expectativa de vida sem sinaiss de câncer devem ser submetidos a exames de rotina para rastreio de rotina do câncer? Estes testes não melhoram a sobrevida em pacientes em diálise com expectativa de vida limitada, além disso pode apresentar falsos positivos que podem conduzir a tratamentos e estresse desnecessários. (American Society of Nephrology).
A campanha norte-americana nomeada de " Choosing Wisely" (escolhendo sabiamente) ainda conta com orientações sobre a solicitação de exames frequentes e precoces como: densitometria óssea, tomografia computadorizada na suspeita de sinusite, Papanicolau em mulheres abaixo de 21 anos, além de eletrocardiograma e teste de esforço para a pesquisa de problemas cardíacos em pessoas sem sintomas
Fonte: Isaude.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia