Malhando Para o Prazer

Pesquisa sugere que o orgasmo não é necessariamente um evento sexual e pode ampliar o conhecimento sobre este processo corporal

Estudo conduzido por pesquisadores da Indiana University (IU), nos Estados Unidos, sugere que exercícios físicos podem levar ao orgasmo feminino, fenômeno muitas vezes chamado de "coregasm", por causa de sua associação com exercícios para os músculos abdominais centrais. "Os exercícios mais comuns associados ao orgasmo induzido pelo exercício são os abdominais, escalar postes ou cordas, ciclismo/spinning e musculação. Estes dados são interessantes porque sugerem que o orgasmo não é necessariamente um evento sexual, e eles também podem nos ensinar mais sobre os processos corporais subjacentes às experiências de orgasmo das mulheres", diz Debby Herbenick, co-diretora do Centro de Promoção da Saúde Sexual da Faculdade de Saúde, Educação Física e Recreação da IU.
Resultados são baseados em pesquisas on-line administradas a 124 mulheres que relataram experimentar orgasmos induzidos pelo exercício (EIO) e 246 mulheres que experimentaram o prazer sexual induzido pelo exercício (EISP). As mulheres tinham idades entre 18 e 63 anos. A maioria das voluntárias estavam em um relacionamento ou eram casadas, e cerca de 69% delas se identificaram como heterossexuais.

Principais conclusões:

- Cerca de 40% das mulheres que experimentaram EIO e EISP tinham feito isso em mais de dez ocasiões.

- Maioria das mulheres no grupo EIO relataram sentir algum grau de auto-consciência ao exercitarem-se em locais públicos, com cerca de 20% delas relatando que não podiam controlar sua experiência.

- Maioria das mulheres que relataram EIO disseram que não estavam tendo fantasias sexuais ou pensando em alguém por quem elas se sentiam atraídas durante suas experiências.

- Diferentes tipos de exercícios físicos foram associados com EIO e EISP. Do grupo EIO, 51,4% relataram ter um orgasmo em conexão com exercícios abdominais nos últimos 90 dias. Outras relataram ter orgasmo em conexão com exercícios como levantamento de peso (26,5%), yoga (20%), ciclismo (15,8%), corrida (13,2%) e caminhadas (9,6%).

- Em respostas abertas, os exercícios abdominais foram particularmente associados com a "cadeira do capitão", que consiste de um rack com descansos de braço acolchoados e um suporte traseiro que permite que as pernas se dependurem livres. O objetivo é levantar repetidamente os joelhos até o peito ou em um ângulo de 90° em relação ao corpo.
Herbenick disse que os mecanismos por trás do orgasmo induzido pelo exercício e do prazer sexual induzido pelo exercício permanecem obscuros e, em pesquisas futuras, eles esperam aprender mais sobre os gatilhos para ambos. Ela também disse que as conclusões do estudo podem ajudar as mulheres que experimentam EIO/EISP a sentirem-se mais normais sobre suas experiências ou para contextualizá-las.
Herbenick advertiu que não se sabe ainda se tais exercícios podem melhorar as experiências sexuais das mulheres.
"Pode ser que o exercício - que já é conhecido por ter benefícios significativos para a saúde e para o bem-estar - tenha o potencial de melhorar a vida sexual da mulher também", diz ela.
O estudo não determinou o quanto é comum para as mulheres experimentar o orgasmo induzido pelo exercício ou o prazer sexual induzido pelo exercício. Mas os autores observam que, levou apenas cinco semanas para recrutar as 370 mulheres que vivenciaram o fenômeno, sugerindo que ele não é raro.
"As revistas e blogs há muito destacam os casos que às vezes chamamos de 'coregasms'. Mas, além dos relatos iniciais de Kinsey e seus colegas, esta é uma área de pesquisa da saúde sexual da mulher que tem sido largamente ignorada nas últimas seis décadas", conclui Herbenick.
Fonte: Isaude.net

Comentários

  1. MALHANDO PARA O PRAZER:exercicios diarios sao bons para o orgasmo e para a saude.pesoas idosas faz exercicios diarios nao estimula o prazer sexual mais previni doenças nos ossos e muitas outras doenças.quarta-feira;28/O3/2012. ÁS 21:27 da noite.

    ResponderExcluir
  2. MALHANDO PARA O PRAZER:exercicios diarios sao bons para o orgamos e para a saude; tem que fazer mais exercicios diarios estimula ate no prazer sexual mais previni muitas doenças entao por isso pessoas tem pratica mais exercicios pra previni varios tipos de doença tem mais idosos praticando exercicios do pessoas mais novas.ETE.VM-FAETEC.QUARTA-FEIRA;28/03/2012.22:46PM; LUCAS ANDERSON.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia