O Desaparecimento das Abelhas

As abelhas fazem o seu trabalho de polinização há 100 milhões de anos. Plantas e abelhas evoluíram em conjunto e formam uma das alianças mais antigas e frutíferas da natureza. O que acontece se removermos um dos elementos desta parceria perfeita?

84% das espécies vegetais e 76% da produção alimentar da União Europeia dependem da polinização das abelhas. Sem elas, o futuro do nosso planeta será certamente mais cinzento. O total desaparecimento das abelhas e de outros animais polinizadores poderia desencadear uma crise mundial.
Industrialização, urbanização, perda de habitats, introdução de espécies invasoras, desnutrição... São muitos os fatores que afetam a saúde das abelhas, sendo um dos principais a presença de agentes tóxicos no ambiente, em especial a utilização indevida ou excessiva de determinados pesticidas.
O contínuo aumento da taxa de mortalidade das abelhas preocupou finalmente o Parlamento Europeu (PE), que lançou, no dia 15 de novembro de 2011, um relatório que alerta para o "impacto negativo profundo" que esta condição poderá ter na agricultura, na produção e segurança alimentares, na biodiversidade, na sustentabilidade ambiental e nos ecossistemas.
O PE alerta quanto à necessidade de serem tomadas "medidas urgentes" no controle da morte das abelhas e insta a Comissão a atribuir mais recursos à apicultura e a aumentar o apoio à investigação para a prevenção e controle das doenças que vitimam as abelhas. É solicitada a criação de sistemas nacionais de vigilância que permitam ter informações mais detalhadas sobre o número de colmeias, apicultores e perdas de colônias, para que a informação circule entre laboratórios, apicultores, agricultores, indústria e cientistas.
Os eurodeputados sugerem ainda o apoio a programas de formação para quem trabalha com abelhas e exortam a Comissão a levar a cabo uma investigação objetiva sobre os eventuais efeitos negativos do cultivo e das monoculturas de OGM na saúde das abelhas.
Veja, a seguir, o excelente documentário "O Silêncio das Abelhas", do PBS, que mostra os principais problemas enfrentados pelas abelhas nos nossos dias.



Fonte: site O Único Planeta que Temos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia