Infertilidade por Uso Indiscriminado de Anabolizantes

O doping não afeta apenas os atletas profissionais. O uso de esteróides também ocorre em academias de ginástica, entre os fãs que querem ganhar músculos. Os especialistas alertam sobre o aumento do número casos de homens com problemas de infertilidade e disfunção erétil, durante Congresso da Sociedade Europeia de Medicina Sexual.
Os casos de infertilidade masculina devido à ingestão de anabolizantes triplicaram, disse Rafael Prieto, vice-presidente da Sociedade Espanhola de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodutiva (Aseff). "Na Espanha, esses casos aumentam depois do Natal e na primavera. " Todo mundo quer ter um tanquinho e uma barra de chocolate no abdômen", diz Prieto.
Mas o preço não é apenas a infertilidade, mas esteróides anabolizantes também podem causar problemas de coração e fígado, colesterol elevado, perda de cabelo e alterações de humor, entre outros. Ferran Garcia Marques, especialista do Instituto de Barcelona, também está aumentando os casos de homens que não conhecem os seus problemas de fertilidade devido ao seu esforço para melhorar o corpo. Este é um problema "de saúde pública", diz ele. De acordo com um relatório da Comissão Europeia, 6% dos europeus que praticam musculação usam anabolizantes. "No caso de Espanha, este número equivale a 20 mil pessoas, principalmente homens entre 25 e 29 anos", estima Garcia.
Os primeiros afetados são os fisiculturistas, mas o número de jovens que procuram melhorar o seu corpo e não vê os riscos, também aumenta. "Precisamos informar os pais, muitos podem estimular seus filhos a comprar estes produtos e acreditam que estão em uma dieta mais saudável, quando na realidade usam substâncias que os colocam em risco a curto e longo prazo", acrescentou Garcia.
A maioria dos esforços de prevenção do consumo destas substâncias está concentrada em atletas que participam nos Jogos Olímpicos e os esportes profissionais. Na Espanha, os únicos dados sobre o uso de esteróides anabolizantes entre as crianças estão na escola( Levantamento da Generalitat de Valência, 2006). Cerca 3,3% dos estudantes entre 14 e 18 anos consomem. Aos 18 anos, o número sobe para 7,9%. "Nos homens que não passaram da puberdade é pior porque a testosterona está envolvida na deformação do osso ", explica Garcia.
Os esteróides anabolizantes são análogos sintéticos da testosterona, alguns até para uso veterinário. O que se busca é o seu efeito anabólico sobre o crescimento muscular e diminuição da gordura corporal. Também cresce a barba, e seu efeito sobre as cordas vocais provoca uma profunda mudança voz. "A testosterona é essencial para o homem, o seu déficit provoca grandes problemas, e deve ser tratado", disse Prieto. Mas o corpo reage de forma anormal para o desequilíbrio provocado pelo excesso.
"Quando os receptores de andrógenos estão cheios, o peito realiza um processo que faz com que o estrogênio para de ser fabricado", explica. Então, outro efeito é um aumento desproporcional da mama, que faz com que muitos desses homens acabam em uma cirurgia de redução de mama.
Algo semelhante ocorre nos testículos, onde gera 95% da testosterona. O hormônio envolvido no complexo sistema que faz com que o esperma seja produzido. Com o excesso, os testículos tornam-se menores e produzem menos. "O testículo não estimula a hipófise (glândula do cérebro envolvida na produção de esperma)", explica Garcia. O distúrbio afeta as células produtoras de espermatozóides e, portanto, o volume dos testículos. "Eles podem ser reduzidos em 20%", diz o médico. Ela também afeta a libido.
Apesar de carregar problemas de saúde, muitos homens vão ao médico pela primeira vez quando querem ter um filho e não conseguem. Interromper a ingestão de esteróides anabolizantes é a providência quase todos os casos. Em mais de um terço, é necessário tomar a medicação para restabelecer o funcionamento adequado do circuito de testosterona. "O problema é que os fisiculturistas, não fazem nada porque eles dizem que é sua vida, e estão realmente arriscando suas vidas", disse Garcia.
A solução real que os especialistas dizem é para impedir a venda ilegal. Os esteróides anabolizantes são disponíveis apenas sob prescrição médica para tratar doenças como o hipogonadismo. Mas os estabelecimentos que vendem são encontrados em muitas academias. "Eles comunicaram o roubo de receitas. E não é tão difícil de forjar uma receita de uma escola particular", disse
Garcia. "Nas academias existem muitos pseudos preparadores físicos que não têm formação e recomendações", diz Prieto. Também são vendidos na internet, com procedência altamente duvidosa.

Fonte: Isaude.net

Comentários

  1. Lucas Ramos - ETEVM - Turma : 222324 de março de 2012 às 14:58

    Começo este cometário fazendo a seguinte pergunta : Beleza traz felicidade ? Bem, no caso de pessoas que se enquadram na situação acima, traz sim, e até demais. atualmente, pessoas insatisfeitas com o corpo que tem, são embaladas por novidades cada vez mais avançadas nesse " mundo " em tudo é mutável. Só que as mesmas esquecem que tudo na vida tem seu preço, ou seja, se tornar uma pessoa de boa aparência no momento pode acarretar complicações incalculáveis num futuro bem próximo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia