Quem Estuda Mais Ganha Cada Vez Menos

Levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que enquanto a renda média do trabalho no país subiu 7,59% entre 2002 e 2008, o ganho dos trabalhadores com mais de 9 anos de estudo sofreu queda nesse período. O trabalhador com 9 a 11 anos de escolaridade teve uma redução de 5,09% no seu ganho nesses 6 anos. Para aqueles com mais de 11 anos de estudo, a queda chegou a 12,76%.
No mesmo período, na renda auferida pelos trabalhadores com apenas 4 anos de estudo houve um aumento de 12,39%, quase o dobro da renda média nacional. Entre 5 e 8 anos, o ganho no período foi de 7,82%.
Diante da constatação, o Ipea sugere estudos mais aprofundados sobre oferta e demanda de mão de obra no país, para conhecer as reais causas da queda nos rendimentos dos trabalhadores com mais estudos. O instituto diz que, de 2004 para cá, a situação está se revertendo, mas ainda é insuficiente para recuperar perdas.
O estudo do Ipea mostra ainda que, no período em análise, negros e mulheres tiveram maior aumento de comparação com brancos e homens. 

* Reportagem publicada no Jornal Destak em 14/05/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia