A Genética e a Ancestralidade do Brasileiro

O médico-geneticista Dr. Sérgio Danilo Pena possui um grupo de pesquisa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que tem se dedicado a estudar o povo brasileiro em sua formação e estrutura. Como no Brasil somos produto da intensa mistura de 3 raízes ancestrais - ameríndia, européia e africana - a nossa gente tem um dos maiores níveis de variabilidade genética do planeta.
Dois pontos principais resumem os resultados dos estudos sobre a ancestralidade do brasileiro: primeiro, o nível de mistura gênica do povo brasileiro é muito maior do que anteriormente imaginado; segundo, a correlação entre cor e ancestralidade no brasileiro é tênue, ou seja, em nível individual é praticamente impossível inferir a ancestralidade genômica de um brasileiro a partir de sua cor.
A partir daí, vejamos as conclusões principais destes estudos. Conclusão 1: independentemente da cor da sua pele, a vasta maioria dos brasileiros tem um grau significativo de ancestralidade africana. Conclusão 2: independentemente da cor da sua pele, a vasta maioria dos brasileiros tem um grau significativo de ancestralidade européia. Conclusão3: independentemente da cor da sua pele, uma grande porção dos brasileiros tem um grau significativo de ancestralidade ameríndia.
Assim não faz sentido falar sobre "populações" de brasileiros brancos ou de brasileiros negros por causa da pobre correlação entre cor e ancestralidade. também não faz sentido falar em afro-descendentes, eurodescendentes ou ameríndio-descendentes, porque a maioria dos brasileiros tem simultaneamente uma proporção significativa de ancestralidade africana e européia e ameríndia. A única maneira possível de conceitualizar cada brasileiro é no âmbito de sua individualidade, como um ser humano único em seu genoma singular genealogicamente mosaico e em sua história de vida. 

              *Trecho adaptado do livro"À Flor da Pele" (Reflexões de um Geneticista) de Sérgio Danilo Pena
(Vieira & Lent Casa Editorial)
              * Gravura: Quadro "Os Operários" de Tarsila do Amaral (1933)
Saiba mais: Livro "A Genética e a Ancestralidade do Brasileiro" do prof. José Antônio Dias. À venda nas Livrarias Saraiva pelo preço promocional de R$ 2,99 (livro digital). Para comprar, clique no link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia