Econotícias


1- A crise econômica mundial evitou o lançamento de nada menos do que 10 milhôes de toneladas de dióxido de carbono no período de 1 ano, entre setembro de 2008 e setembro de 2009 no Brasil. O dado faz parte de um estudo feito pelo coordenador de Meio Ambiente  do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ( Ipea), José Aroudo Mota.
2- Um estudo feito em 2006 clasificou 11.686 espécies de animais que estão ameaçadas de desaparecer da Terra. 6% deste número estão no Brasil, fenômeno explicado segundo o blog de meio ambiente do jornal inglês The Guardian, pelo desmatamaneto das florestas. Os EUA, com 1.192, consegue ter 10% do total de animais ameaçados.
3- A cada 50 mil consultas, o site Ecoplanet garante que estará plantando uma árvore. A novidade do site inclui uma tela preta que descansa os olhos e economiza 20% da energia do monitor, segundo informações do próprio site. A contagem das árvores começou no início do mês pasado.
4- Mês passado entrou no ar o Amazon Sat, o primeiro canal de televisão do Brasil que se propõe a ter sua programação sustentável. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, converte todas as emissões de carbono decorrentes da energia consumida em seus serviços, incluindo transporte das equipes de reportagem.
5- Perto de 2 em cada 3 acionistas acham que a sustentabilidade não é tão importante quanto bons resultados financeiros. É parte do rsultado de uma pesquisa feita pela Market Analysis, que revela ainda que 56% dos acionistas veem menos riscos em investir em empresas sustentáveis do que em companhias omissas ou com reputação questionável. É a era dos paradoxos.
6- O lixo marinho é um problema mundial. Em 1997, a Academia de Ciências dos Estados Unidos estimou que 6,4 milhões de toneladas de lixo são lançadas nos oceanos. Pesquisadores calculam que mais de 13 mil peças de plásticos flutuam a cada quilômetro quadrado no mar. No Quênia existe desde 1997 um projeto onde os moradores de uma ilha transformam os chinelos de borracha trazidos pelas correntes marítimas em brinquedos. Desde 2005 , mais de 170 mil chinelos (18 toneladas de borracha) foram recolhidos no Quênia e transformado em produtos, ajudando com isso a preservação da vida marinha.
7- Em vez de jogar o óleo de cozinha usado pelo ralo, você pode guarda-lo em garrafas pet de 2 litros e acionar serviços de reciclagem que transforma o material em sabão. No Rio de Janeiro, o telefone do Disque-Óleo Vegetal Usado é 2260-3326.

8- A Dinamarca inaugurou o maior campo de energia eólica offshore ( instalado na água)  do mundo , com capacidade para geração de 210 megawatts por ano. quando estiver em plena capacidade, a central eólica batizada de Horns Rev 2 produzirá energia capaz de abastecer uma cidade de 200 mil habitantes. Enquanto isso, no Brasil, os parques eólicos respondem apenas por 0,1% da energia elétrica consumida no país, apesar do nosso imenso potencial.
9- Atualmente, o tráfico de seres humanos chega a ser mais lucrativo do que o comércio ilegal de armas e drogas. O negócio movimenta 40 bilhões de dólares por ano, e os lucros obtidos rendem quase 15 bilhões para o crime organizado. Foi uma das conclusões  da Conferência Ministerial contra o Tráfico de Seres Humanos que aconteceu no fim do mês passado em Bruxelas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia