Anabolizantes: Bombardeando a Saúde


Os danos causados pelos anabolizantes estão mais do que disseminados, mas ainda assim, especialistas veem hoje uma total banalização do uso de produtos que ajudam a ganhar peso e massa muscular em tempo recorde. O que parece é que usar anabolizantes (ou "tomar bomba" na gíria das academias) virou sinônimo de corpo malhado, e não adianta dizer que causam impotência, problemas muito sérios nos rins e no fígado, queda de cabelos, temperamento alterado, pois o que a pessoa que lança mão deste recurso quer é um corpo bem definido ou uma "barriga de tanquinho", custe o que custar.
A função principal do anabolizante é repor testosterona (hormônio masculino), mas seu uso exige orientação médica , e a venda só é permitida mediante prescrição. Vender ou comprar esses produtos sem receita é ilegal, mas a existência de um mercado negro em academias, farmácias e na internet é inegável. As marcas principais de anabolizantes à base de testosterona mais conhecidas são Durateston, Deca e Estanozolol, sendo que este último é  comumente aplicado em animais de gado.
Dentre os sintomas que podem advir do uso (ou abuso) dos anabolizantes esteróides estão: queda de cabelo, irritação,  desgaste das articulações , odor forte de suor, hipertensão arterial, perda da autoestima, impotência, problemas hepáticos e renais, dependência. Em entrevista a revista Megazine do jornal " O Globo", a médica do Núcleo de Estudos da Saúde  e do Adolescente ( Nesa) da UERJ, Evelyn Eisenstein admitiu haver um contrassenso nesta história de usar anabolizantes: " Para ser forte, tem que se alimentar bem. O jovem fica se enchendo de porcaria que prejudica a sua saúde, mas cenoura ele não come", comentou a médica.

* Postagem elaborada a partir da reportagem "Saúde Detonada" de William Helal Filho para a Megazine, publicação do Jornal "O Globo" de 03/11/2009

Comentários

  1. eu tenho mioma .uso de anabolizante natural e prejudicial

    ResponderExcluir
  2. Na atualidade existe uma certa facilidade para encontrar esses produtos, nas academias todos conhecemos aqueles que fazem o uso destes, a forma de que isso é vista na minha opinião é normal para muitos que malham.
    Mesmo sabendo dos riscos que pode ocorrer as pessoas não querem saber e sim procuram estar em seu corpo perfeito, e como foi citado ao final pela médica é muito comum.
    A facilidade e a rapidez de obter a forma física desejada com o uso destes produtos é o que mais conta para a decisão de toma-los.

    ResponderExcluir
  3. Nilber Queiroz - 3235 - ETEVM6 de setembro de 2011 às 18:12

    Hoje em dia o uso de anabolizantes está tão livre. Podemos comprar praticamente em qualquer lugar. Todos sonhando em ter corpos esculturais e com ele vem também vários efeitos colaterais: calvície, impotência, insônia, hipertensão, aumento de colesterol e etc. Cada vez mais as pessoas se preocupam com seu visual, devido a pressão da mídia em ter corpo perfeito. E a pessoa recorre a essa droga pela falta de persistência em exercícios físicos.

    ResponderExcluir
  4. A maioria das pessoas que usam anabolizantes só pensam nos benefícios (que no caso seria o corpo perfeito), e usam sem pensar no quanto seria prejudicial para a sua saúde !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia