De Quem é a Culpa pelo Baixo Desempenho Escolar?


Ainda nos dias de hoje, os pais não conseguem encarar com naturalidade o baixo desempenho escolar dos seus filhos. Normalmente, procuram culpar a escola e os professores, isentando-se da parcela de responsabilidade que eles têm pelo "fracasso" ou sucesso de seus filhos na escola. Afinal, quem é o verdadeiro culpado pelo fracasso ou sucesso escolar? A resposta para esta pergunta não é tão fácil assim, uma vez que temos que considerar a influência de vários fatores que levam ao bom ou ao mau desempenho escolar. Fatores como o ambiente sócio-econômico do aluno, a educação e o exemplo que os pais dão em casa ao estudante, doenças não identificadas como a dislexia e problemas de visão, desajustes sociais, motivação (que é um fator intrínseco também), o sistema educacional, o despreparo dos professores, devem ser considerados e tomados em conjunto na avaliação do problema. Porém, o mais importante é saber que esta questão não pode ser tratada isoladamente, apontando apenas um fator como responsável pelo problema todo.
Portanto, pais, alunos, professores e sociedade, a pergunta certa a se fazer é : como estou contribuindo para o fracasso ou sucesso escolar( o meu, o seu e o nosso)?

Comentários

  1. É incrível como a escola sobrevive nos dias de hoje, buscando reinventar-se, tornar-se dinâmica, e cada vez mais atraente.

    Tá certo que o mundo, de uma maneira geral, evoluiu, mas para isso a escola não precisa virar circo... e sim utilizar-se de práticas pedagógicas um pouco mais parecida com o publico atual...


    Os pais por sua vez, devem ser reconquistados, isso é um problema, aqui em MS, há algumas escolas que reinventam estratégias para que os pais sejam participativos... mas cada caso é um caso.


    Parabéns pelo texto, e pelo blog!

    Abração


    Visite-nos

    ResponderExcluir
  2. Nilber Queiroz - 3235 - ETEVM6 de setembro de 2011 às 18:16

    O desempenho escolar é dependente de muitos fatores. Tem muitos fatores que podem prejudicar sim o aluno. Eu sou muito prejudicado em matemática, por ter dificuldades em matemática, preciso sempre de um professor que saiba dar aula, e ultimamente tenho tido professores que mesmo com anos de experiência aparenta não ter dois anos de experiência pela falta de explicação e entendimento professor-aluno.

    ResponderExcluir
  3. vlw pelo post..
    vou usar isso no meu trablaho rsrsrs...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia