Álcool Causa Uma em Cada 25 Mortes no Mundo


O consumo de álcool está vinculado a uma em cada 25 mortes no mundo. Com isso, o impacto atual das bebidas alcoólicas na saúde humana já é similar ao que o cigarro provocava há uma década. Os dados fazem parte de um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, publicado na revista médica britânica The Lancet e divulgado esta semana no jornal Destak.
Entre os problemas ligados à freqüente ingestão de álcool estão câncer de boca, garganta, mama, cólon e reto, além de problemas hepáticos, depressão e derrame. Segundo a pesquisa, pessoas pobres tendem a sofrer mais com o alcoolismo. Homens, por sua vez, correm risco 5 vezes maior de morrer por doenças ligadas ao álcool do que mulheres.
Com relação à idade, os jovens estão mais propensos a desenvolver esses males do que os mais velhos. O uso prolongado do álcool provoca incapacidade nas pessoas. De acordo com a pesquisa, 34% das pessoas com idades entre 15 e 29 anos relataram que passaram por algum tipo de incapacidade.; entre os 30 e 44 anos, esse total foi de 31%; e dos 45 aos 59 anos, 22%.
O levantamento também revela que o consumo médio per capita no mundo é de 6,2 litros. Por semana, consome-se, em média, o equivalente a 8 latas de cerveja. Os problemas relacionados ao álcool têm aumentado devido à expansão do hábito de consumo em países como China e Índia e pelo maior uso de bebidas por mulheres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia